Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/12/2003 - 17h04

Receita libera no dia 23 consulta ao superlote de restituição de Natal

Publicidade

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

A Receita Federal está preparando um presente de Natal para os contribuintes que precisam de um dinheiro extra neste final de ano. A consulta ao lote extra de restituições está programada para sair no dia 23, às vésperas do Natal.

A data não foi confirmada pela Receita. Mas técnicos da Receita informaram que a data foi escolhida para coincidir com as comemorações de Natal.

O lote extra --que será composto por 1,2 milhão de declarações do Imposto de Renda de 2003 (ano-base 2002) com direito à restituição-- será pago no dia 30.

As restituições do lote extra serão corrigidas em 13,34%, referente à variação da taxa Selic de maio a novembro e mais 1% de dezembro.

Neste ano, a Receita teve de atrasar o pagamento das restituições de 2003 por falta de recursos financeiros. Todas as restituições deveriam ter sido pagas até o dia 15, data de liberação do sétimo e último lote.

Como não havia dinheiro suficiente para pagar todas as restituições, só 606 mil saíram no último dia 15. E as outras 1,2 milhão de declarações ficaram para o final do mês.

Não se sabe ainda se o lote extra também será composto pelas declarações com imposto a pagar ou com saldo zero, ou seja, sem imposto a pagar ou a receber.

Cálculos da Folha Online mostram que a Receita ainda precisa liberar mais 3,7 milhões de declarações de 2003. Desse total, estima-se que 2,5 milhões são declarações com imposto a pagar.

Malha fina

Foram retidas na malha fina 530 mil restituições em 2003. O volume é menor que as 1,464 milhão de declarações retidas na malha de fiscalização de 2002.

Os contribuintes que ainda não receberam a restituição de 2003 só ficarão sabendo se entraram na malha fina quando for liberada a consulta ao lote extra, prevista para o dia 23.

As informações estarão disponíveis no site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br) e no Receitafone (0300780300).
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página