Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/01/2004 - 17h29

Para Greenspan, criação de emprego nos EUA é questão de tempo

Publicidade

da Folha Online
da Reuters

O presidente do Federal Reserve, Alan Greenspan, disse hoje que a recuperação do mercado de trabalho nos Estados Unidos é uma questão de tempo.

Ele afirmou que as demissões estão caindo fortemente no país e que virá em seguida um aumento significativo no emprego. Na última sexta, o governo divulgou que foram criadas em dezembro apenas 1.000 vagas, o insuficiente para retomar o consumo no país. A taxa de desemprego recuou de 5,9% para 5,7% da população em idade de trabalho.

"Nós estamos observando que as dispensas temporárias e as demissões estão caindo de forma bastante significativa em várias medidas", disse Greenspan. Ele participou hoje de um seminário organizado pelo Bundesbank, o banco central alemão.

Bolha

Greenspan afirmou ainda que é improvável uma crise financeira mundial devido a uma eventual bolha de ativos. Disse ainda que os derivativos de crédito têm desempenhado um bom papel em evitar problemas de dívida.

"Eu diria que as pessoas que tentam avaliar essa questão (da crise global) chegaram à conclusão que é extremamente improvável acontecer", disse.

"Se olharmos para a estrutura dos instrumentos de mercado, tais como os spreads entre diversas emissões de dívida e prêmios de inflação embutidos nos instrumentos de dívida de longo prazo, não há nenhuma evidência significativa ou convicção de que esse é o caso", afirmou.

O presidente do Fed disse ainda que o crescimento do mercado imobiliário nos EUA ainda não mostrou ser uma bolha.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página