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10/03/2004
-
18h35
FABIANA FUTEMA
da Folha Online
A Gol anunciou hoje uma nova redução dos preços dos bilhetes dos vôos noturnos, os chamados corujões. A decisão foi tomada depois da TAM e Varig --as duas maiores companhias aéreas do país-- divulgarem tabelas com preços menores que os da Gol, criada em 2001 com a promessa de ser a primeira empresa "low fare, low cost" (baixa tarifa, baixos custo).
Com redução dos preços da Gol, a disputa tarifária entre as três maiores empresas do país ficou ainda mais acirrada.
Exemplo da guerra tarifária é a ligação São Paulo-Porto Alegre, que antes custava R$ 129 na Gol. Depois da Varig e TAM anunciar que cobrariam R$ 119 pelo bilhete, a Gol reduziu o preço para R$ 112.
A mesma coisa aconteceu no preço do bilhete da linha Salvador-São Paulo, que caiu de R$ 179 para R$ 162. Na Varig e TAM, a mesma viagem custará a partir de R$ 169.
A Gol tentará manter seus preços abaixo dos cobrados pela Varig e TAM. "Não podemos garantir que teremos preços sempre menores, pois não sabemos até onde a concorrência pode chegar", disse o vice-presidente de marketing e vendas da Gol, Tarcísio Gargioni.
Surpresa
Gargioni se disse surpreso com a decisão da Varig e TAM de entrarem na disputa tarifária nos vôos noturnos. "Pensei que eles [concorrentes] permaneceriam com a mesma estrutura tarifária dos vôos noturnos. Mas não estamos preocupados com a concorrência. Será melhor para o passageiro. Haverá mais passageiro de ônibus voando de avião", afirmou o executivo da Gol.
Correndo atrás do prejuízo
A Varig e a TAM estão também correndo atrás do prejuízo. A Gol foi a primeira a estrear nos vôos noturnos, em dezembro passado. Os corujões da Gol acabaram no final de fevereiro, pois a autorização para a operação era temporária.
Depois do sucesso dos vôos noturnos da Gol, o DAC (Departamento de Aviação Civil) acabou concedendo licença para operar neste horário por prazo indeterminado também para a Varig e TAM.
Os vôos noturnos da Varig e da TAM começarão a ser operados na segunda-feira, dia 15. A Gol retomou a operação no último dia 5.
Tarifa casada
As tabelas de preços da Varig e da TAM mostram que as duas empresas oferecem os mesmos preços para os mesmos trechos dos vôos noturnos.
Para os analistas do mercado, a tarifa casada tem o objetivo de conter o avanço da Gol, que já é a terceira maior empresa aérea.
Em fevereiro, a Gol se manteve no terceiro lugar do ranking doméstico, com 24,32%. Com este percentual, a Gol está mais próxima da TAM (31,39%) e Varig (29,82) --as primeira e segunda colocadas do ranking-- do que da Vasp, a quarta empresa do setor, que deteve 12,51% do mercado aéreo doméstico.
Restrições
Apesar das tabelas de preços oferecerem preços vantajosos, o consumidor precisa ficar atento às regras das promoções.
Na maioria dos casos, os preços promocionais só valem para um número reduzido de assentos do vôo.
Ou seja, haverá lugares no mesmo avião que custarão o dobro ou o triplo do bilhete promocional do vôo noturno.
Quem quiser pagar mais barato para voar, terá de fazer a reserva com antecedência para tentar encontrar tarifas promocionais. Como o valor da tarifa varia de acordo com a demanda, é quase impossível encontrar preços menores nas vésperas de feriado.
Leia mais
Varig e TAM cobram tarifas menores que a Gol nos corujões
Gol baixa preços e acirra disputa com TAM e Varig em "corujões"
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A Gol anunciou hoje uma nova redução dos preços dos bilhetes dos vôos noturnos, os chamados corujões. A decisão foi tomada depois da TAM e Varig --as duas maiores companhias aéreas do país-- divulgarem tabelas com preços menores que os da Gol, criada em 2001 com a promessa de ser a primeira empresa "low fare, low cost" (baixa tarifa, baixos custo).
Com redução dos preços da Gol, a disputa tarifária entre as três maiores empresas do país ficou ainda mais acirrada.
Exemplo da guerra tarifária é a ligação São Paulo-Porto Alegre, que antes custava R$ 129 na Gol. Depois da Varig e TAM anunciar que cobrariam R$ 119 pelo bilhete, a Gol reduziu o preço para R$ 112.
A mesma coisa aconteceu no preço do bilhete da linha Salvador-São Paulo, que caiu de R$ 179 para R$ 162. Na Varig e TAM, a mesma viagem custará a partir de R$ 169.
A Gol tentará manter seus preços abaixo dos cobrados pela Varig e TAM. "Não podemos garantir que teremos preços sempre menores, pois não sabemos até onde a concorrência pode chegar", disse o vice-presidente de marketing e vendas da Gol, Tarcísio Gargioni.
Surpresa
Gargioni se disse surpreso com a decisão da Varig e TAM de entrarem na disputa tarifária nos vôos noturnos. "Pensei que eles [concorrentes] permaneceriam com a mesma estrutura tarifária dos vôos noturnos. Mas não estamos preocupados com a concorrência. Será melhor para o passageiro. Haverá mais passageiro de ônibus voando de avião", afirmou o executivo da Gol.
Correndo atrás do prejuízo
A Varig e a TAM estão também correndo atrás do prejuízo. A Gol foi a primeira a estrear nos vôos noturnos, em dezembro passado. Os corujões da Gol acabaram no final de fevereiro, pois a autorização para a operação era temporária.
Depois do sucesso dos vôos noturnos da Gol, o DAC (Departamento de Aviação Civil) acabou concedendo licença para operar neste horário por prazo indeterminado também para a Varig e TAM.
Os vôos noturnos da Varig e da TAM começarão a ser operados na segunda-feira, dia 15. A Gol retomou a operação no último dia 5.
Tarifa casada
As tabelas de preços da Varig e da TAM mostram que as duas empresas oferecem os mesmos preços para os mesmos trechos dos vôos noturnos.
Para os analistas do mercado, a tarifa casada tem o objetivo de conter o avanço da Gol, que já é a terceira maior empresa aérea.
Em fevereiro, a Gol se manteve no terceiro lugar do ranking doméstico, com 24,32%. Com este percentual, a Gol está mais próxima da TAM (31,39%) e Varig (29,82) --as primeira e segunda colocadas do ranking-- do que da Vasp, a quarta empresa do setor, que deteve 12,51% do mercado aéreo doméstico.
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