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19/03/2004 - 18h43

Pagodinho rompe silêncio, nega ter "traído" Schin e diz que não leu contrato

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da Folha Online

O cantor e compositor Zeca Pagodinho, 45, rompeu hoje o silêncio e se manifestou pela primeira vez sobre o caso de quebra de contrato com a cervejaria Schincariol e sua participação no polêmico comercial "Amor de Verão" da Brahma, que começou a ser veiculado na sexta-feira passada.

Em entrevista a um grupo de jornalistas em um hotel no Rio, ele negou que tenha traído a Schincariol. O sambista afirmou que o publicitário Eduardo Fischer, da Fischer América, agência de publicidade da Schincariol, sabia desde o início das negociações que ele só tomava Brahma. Ele disse ainda que não leu o contrato que assinou.

"Esse Fischer disse pra mim: pode ir lá tomar a sua Brahma. Não traí, experimentei. Em momento algum disse: essa é a minha cerveja."

Ele afirmou que foi contratado pela Schincariol para experimentar a cerveja, e não para dizer que é a bebida que ele consome. Segundo ele, todo o mundo sabe que sua cerveja é a Brahma e ele teria alertado a Schincariol que a propaganda "não funcionaria" por esse motivo.

"Houve uma conversa [entre ele e Fischer] que me convenceu a experimentar a cerveja. O anúncio é bem claro. O comercial é óbvio. Em momento algum eu digo que bebo Schincariol", disse Pagodinho.

Durante a entrevista, ele fumou e chegou a posar bebendo a cerveja Brahma. No filme da marca da AmBev, ele canta uma música cujo refrão ironiza sua passagem pela "Nova Schin": "Fui provar outro sabor, eu sei. Mas não largo meu amor, voltei".

Segundo o músico, hoje ele estava "feliz" porque "pôde desabafar pela primeira vez desde que o assunto veio a público".

O artista começou a estrelar a campanha da "Nova Schin" em setembro do ano passado. No filme, um consumidor é convencido a experimentar a "Nova Schin". Ao coro de "experimenta", Zeca também se rende ao apelo do público e experimenta a nova cerveja.

Outro lado

Informada sobre as declarações de Pagodinho, a Fischer informou, por meio de sua assessoria, que o contrato assinado pelo sambista prevê a proibição do artista de fazer propaganda de outra marca e de aparecer em público bebendo outra cerveja.

Uma nota deve ser divulgada ainda hoje pela Fischer. A agência e seu cliente prometem processar Pagodinho e a AmBev por quebra de contrato, perdas e danos.

Não há ainda números confiáveis e oficiais sobre o impacto da disputa nas vendas das duas marcas. A empresa ACNielsen, que monitora o mercado de cervejas, proíbe a divulgação de dados de suas pesquisas e evita confirmar ou desmentir os números "vazados" pelas agências de publicidade.

Hoje o advogado de Pagodinho entrou com um recurso na Justiça de São Paulo pedindo a retirada do ar do comercial da Schincariol, que usou um sósia do cantor em um bar com um quadro indicando o prato do dia: "traíra". Ontem, uma decisão de primeira instância foi desfavorável ao sambista.

Colaborou PEDRO SOARES, da Folha de S.Paulo, no Rio

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