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06/05/2004
-
15h51
IVONE PORTES
da Folha Online
Apesar das fusões ocorridas entre as redes de hipermercados, os consumidores brasileiros ainda não perderam o hábito de fazer compras em estabelecimentos de menor porte, como os supermercados de bairro.
Pesquisa feita pela LatinPanel/Ibope para a Apas (Associação Paulista dos Supermercados) com consumidores, referente a 2003, mostra que 54% dos entrevistados preferem supermercados menores do que as grandes redes, percentual igual ao de levantamento feito em 2001.
O curioso é que a preferência dos consumidores por grandes redes caiu entre 2001 e 2003, de 19% para 15%, enquanto o interesse pelo varejo tradicional --açougues, padarias, quitandas, entre outros-- teve leve aumento, de 15% para 16% no período.
Na avaliação de Ana Cláudia Fioratti, diretora comercial da LatinPanel e coordenadora da pesquisa, um dos fatores que pode estar levando os consumidores a evitarem as grandes redes é o aumento da freqüência aos supermercados.
Na época da hiperinflação, por exemplo, as pessoas procuravam estocar produtos, devido à remarcação de preços.
Com a estabilidade, a necessidade de fazer grandes compras mensalmente perdeu importância e vem sendo substituída por idas rápidas aos supermercados, por isso muitos consumidores preferem os estabelecimentos menores.
A pesquisa constatou ainda que os consumidores estão aumentando cada vez mais os seus canais de compras.
Em 2003, 37% dos consumidores entrevistados disseram que costumavam freqüentar mais de um estabelecimento de compra regularmente, contra 29% em 2001.
"Trata-se da busca por preço melhor. Cada vez mais o consumidor procura canais diferenciados para os diferentes produtos que ele pretende comprar", afirmou Cláudia Fioratti.
Segundo ela, hortifrutis e pães são os produtos que os consumidores mais adquirem em canais alternativos. No primeiro caso, em feiras e sacolões e, no segundo, na padaria.
No auto-serviço --super e hipermercados-- concentram-se as compras de alimentos (opção de 68% dos entrevistados), limpeza (63%), higiene (62%) e bebidas (51%).
A pesquisa da LatinPanel é realizada semanalmente. Por mês, são consultados 25 mil consumidores em todo o país.
Consumidor ainda prefere mercado de bairro a grandes redes
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da Folha Online
Apesar das fusões ocorridas entre as redes de hipermercados, os consumidores brasileiros ainda não perderam o hábito de fazer compras em estabelecimentos de menor porte, como os supermercados de bairro.
Pesquisa feita pela LatinPanel/Ibope para a Apas (Associação Paulista dos Supermercados) com consumidores, referente a 2003, mostra que 54% dos entrevistados preferem supermercados menores do que as grandes redes, percentual igual ao de levantamento feito em 2001.
O curioso é que a preferência dos consumidores por grandes redes caiu entre 2001 e 2003, de 19% para 15%, enquanto o interesse pelo varejo tradicional --açougues, padarias, quitandas, entre outros-- teve leve aumento, de 15% para 16% no período.
Na avaliação de Ana Cláudia Fioratti, diretora comercial da LatinPanel e coordenadora da pesquisa, um dos fatores que pode estar levando os consumidores a evitarem as grandes redes é o aumento da freqüência aos supermercados.
Na época da hiperinflação, por exemplo, as pessoas procuravam estocar produtos, devido à remarcação de preços.
Com a estabilidade, a necessidade de fazer grandes compras mensalmente perdeu importância e vem sendo substituída por idas rápidas aos supermercados, por isso muitos consumidores preferem os estabelecimentos menores.
A pesquisa constatou ainda que os consumidores estão aumentando cada vez mais os seus canais de compras.
Em 2003, 37% dos consumidores entrevistados disseram que costumavam freqüentar mais de um estabelecimento de compra regularmente, contra 29% em 2001.
"Trata-se da busca por preço melhor. Cada vez mais o consumidor procura canais diferenciados para os diferentes produtos que ele pretende comprar", afirmou Cláudia Fioratti.
Segundo ela, hortifrutis e pães são os produtos que os consumidores mais adquirem em canais alternativos. No primeiro caso, em feiras e sacolões e, no segundo, na padaria.
No auto-serviço --super e hipermercados-- concentram-se as compras de alimentos (opção de 68% dos entrevistados), limpeza (63%), higiene (62%) e bebidas (51%).
A pesquisa da LatinPanel é realizada semanalmente. Por mês, são consultados 25 mil consumidores em todo o país.
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