Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/06/2004 - 19h53

UE diz que ainda vê "descompassos" nas negociações com Mercosul

Publicidade

ELAINE COTTA
da Folha Online

O comissário de Comércio da UE (União Européia), Pascal Lamy, disse hoje que ainda há gargalos nas negociações com o Mercosul para a assinatura de um acordo bilateral até outubro deste ano e criticou a "inércia" por parte dos negociadores latino-americanos.

Lamy criticou o fato de os avanços terem se dado apenas no campo político e não na área técnica --os encontros realizados ontem e hoje em São Paulo não surtiram resultados.

"Do lado do Mercosul, há obvimente uma grande inércia em traduzir as instruções políticas em ações técnicas colocadas no papel", afirmou.

O representante europeu disse ainda que a oferta feita pela UE ao Mercosul "é um marco por ser a maior já proposta na área da agricultura".

"Nunca a UE fez uma proposta em negociação bilater5al tão aberta em agricultura quanto a que fizemos ao Mercosul", afirmou.

Lamy disse ainda que a UE não irá se opor às exigências de que parte das compras governamentais sejam reservadas para empresas governamentais --uma das exigências do Mercosul.

O comissário veio o Brasil exatamente para tentar contornar um impasse nas negociações, que emperraram na semana passada, em Buenos Aires, por dificuldades na área técnica.

Especial
  • Veja especial sobre a 11ª Reunião da Unctad
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página