Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/06/2004 - 19h55

Unctad defende geração de emprego para redução da pobreza

Publicidade

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

O secretário-geral da Unctad (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento), Rubens Ricupero, defendeu a criação de incentivos à geração de emprego e ampliação da renda como política de enfrentamento à pobreza. Segundo ele, políticas sociais de complementação de renda são ineficazes no combate à pobreza.

"O impacto das políticas sociais de distribuição de renda têm um alcance limitado. Apesar de bem-vindas, não se pode esquecer que a base para melhorar as condições de vida da população é uma economia sólida, que produza bons empregos e salários", disse Ricupero na terça-feira à noite, depois de anunciar uma parceria com o governo alemão para geração de emprego.

Segundo ele, a solução para o problema da pobreza e desemprego deveria ser encontrada dentro da própria "atividade econômica".

Para amenizar o problema, a Unctad fechou nesta semana um acordo de cooperação técnica com o Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento alemão.

Pelo acordo, o governo alemão destinará cerca de 6 milhões de euros para qualificar, treinar e capacitar tecnologicamente as micro e pequenas empresas, principalmente as localizadas no Nordeste.

Estas micro e pequenas empresas terão prioridade no fornecimento de produtos e serviços para multinacionais instaladas no país.

"Em vez de importar, as multinacionais vão se suprir com fornecedores locais. Desta forma, contribuirão para a geração de empregos nas micro e pequenas empresas, que serão fornecedoras de grandes companhias", afirmou Ricupero.

O projeto será implementado pela Unctad em parceria com a Deutsche Gesellschaft für Technische Zusammenarbeit, Instituto Ethos, Fundação Dom Cabral e o Global Compact da ONU, juntamente com a Agência Brasileira de Cooperação.

Especial
  • Veja especial sobre a 11ª Reunião da Unctad
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página