Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/07/2004 - 19h17

Palocci descarta "brigar com os otimistas" e já fala em crescimento de 4%

Publicidade

ANA PAULA GRABOIS
da Folha Online, no Rio

O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, disse que é possível que o Brasil feche 2004 com um crescimento de 4%, ou seja, acima dos 3,5% inicialmente projetados pelo governo.

Palocci, entretanto, afirmou que o governo não mudou a sua projeção oficial. "Estamos vendo os analistas mudarem para cima suas projeções.
Eu não vou jamais brigar com otimistas", disse o ministro.

Ele acrescentou que se o PIB (Produto Interno Bruto) ficar em 3,5% ou um pouco mais que isso, já será "uma evolução significativa". Isso porque a taxa será acima da média de crescimento verificada na última década.

Palocci afirmou também que é necessário trabalhar para taxas maiores e para que esse crescimento perdure por pelo menos uma década. "O Brasil não deve se conformar com nível de crescimento baixo nem se conformar em ser eternamente um país em desenvolvimento".

O ministro disse ainda que a reação da economia em relação ao ajuste realizado no ano passado mostra que o Brasil pode se colocar entre as primeiras economias do mundo. "Essa é uma vocação que o Brasil deve desenvolver", afirmou.

Para Palocci, é necessário agora se concentrar não no PIB de 2004, e sim no potencial de crescimento da economia nos próximos anos.
O ministro deu hoje entrevista na Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro).

Especial
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre as previsões de crescimento
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página