Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/07/2004 - 10h39

Dólar inicia em baixa após demissão de Candiota

Publicidade

JANAINA LAGE
da Folha Online

A demissão do diretor de Política Monetária do Banco Central, Luiz Augusto Candiota, trouxe tranqüilidade para o mercado de câmbio na abertura dos negócios nesta quarta-feira.

No começo da manhã, a moeda americana era negociada em baixa de 0,39%, a R$ 3,052. Ontem, o dólar registrou a primeira queda após cinco altas consecutivas. A melhora foi atribuída à recuperação das Bolsas dos EUA e do Brasil.

Na segunda-feira, o dólar registrou a maior cotação do mês, R$ 3,077. Além da piora no cenário externo, com Bolsas em baixa e perspectiva de aumento mais agressivo dos juros nos EUA, analistas destacaram a repercussão da reportagem da revista "Isto É" com denúncias sobre o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e o diretor de Política Monetária, Luiz Augusto Candiota.

A revista informa que os dois estão sendo investigados pelo Ministério Público e pela CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Banestado por suspeita de sonegação, omissão fiscal e evasão de divisas.

Segundo Mario Battistel, diretor da Novação Corretora de Câmbio, a demissão de Candiota deve preservar a imagem do presidente do Banco Central. "Isto é saudável para o mercado porque Meirelles passa uma impressão de serenidade e seria ruim quebrar a parceria com o ministro da Fazenda, Antonio Palocci", diz.

Battistel avalia a decisão como uma forma de tranqüilizar o mercado. "Enquanto ele não saísse sempre iam pairar dúvidas sobre a seriedade da equipe econômica", afirma.

Candiota negou as acusações e afirmou que decidiu se afastar por temer que as denúncias prejudicassem a imagem do Banco Central.

Meirelles e Palocci indicaram Rodrigo Telles de Rocha Azevedo para a direção de Política Monetária. Ele foi analista da Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo e até atualmente ocupava o cargo de diretor executivo do Banco de Investimentos Credit Suisse First Boston.

Leia mais
  • Meirelles diz que não cogitou se demitir do BC
  • Entenda as denúncias que levaram à renúncia de Candiota
  • Diretor do BC pede demissão após denúncia de sonegação

    Especial
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre Candiota
  • Acompanhe a cotação do dólar durante o dia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página