Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/10/2004 - 08h44

Norueguês e americano ganham prêmio Nobel de Economia

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

O economista norueguês Finn Kydland e o professor americano Edward C. Prescott, da Universidade do Arizona (EUA), ganharam hoje o prêmio Nobel de Economia por sua contribuição ao desenvolvimento da teoria da macroeconomia dinâmica e seus estudos sobre os ciclos de negócios. Ambos dividirão o prêmio, de US$ 1,5 milhão.

Prescott também é conselheiro do Federal Reserve de Minneapolis e professor da Universidade de Minnesota. Kydland é professor de economia na Tepper School of Business da Universidade Carnegie Mellon, nos EUA.

Os vencedores irão receber o prêmio em uma cerimônia em Estocolmo, capital da Suécia, em 10 de dezembro. No mesmo dia, em Oslo, na Noruega, será entregue o prêmio Nobel da Paz.

Em 2003, os professores americanos de economia Robert Engle e Clive Granger venceram o prêmio por desenvolverem formas de avaliar e prever volatilidades no mercado financeiro, como as que levaram ao "crash" nas Bolsas de Valores em 1987.

Alfred Nobel, que dá nome ao Nobel e inventou a dinamite, propôs em 1896 que os prêmios fossem dados a físicos, químicos, médicos, e de literatura e da paz. O prêmio Nobel de Economia foi instituído pelo banco central da Suécia em 1968.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Prêmio Nobel de Economia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página