Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/11/2004 - 14h35

IBGE revisa dado e desmente retração da economia em 2003

Publicidade

JANAINA LAGE
da Folha Online, no Rio

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revisou o PIB (Produto Interno Bruto) do ano passado. Até então, considerava-se que a economia havia encolhido 0,2% em 2003. Agora, o IBGE aponta crescimento de 0,5%.

Segundo o gerente de contas trimestrais do IBGE, Roberto Olinto, a principal influência na revisão dos números foi a mudança na Pesquisa Industrial Mensal. A pesquisa apontou uma mudança significativa no resultado da construção civil. Antes, estimava-se que a atividade tinha registrado queda de 8,6%, agora a queda foi reduzida para 5,2%.

Somente a alteração no resultado da construção civil já seria suficiente para alterar o resultado do PIB para 0,05%. Ela representa 7,3% da economia.

Foram incluídas também informações sobre a nova série de crescimento demográfico estimado pela Coordenação de População e Indicadores Sociais, a série de produção ambulatorial do Sistema Único de Saúde e os resultados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de 2003.

Com a revisão, a renda per capita também teve uma queda menor. Na primeira divulgação ela havia caído 1,5%, após a revisão a queda ficou em 0,91% e foi para R$ 8.694,47.

Leia mais
  • Entenda o que é PIB e como o IBGE faz seu cálculo
  • Revisão do PIB em 2003 mostra custo menor do ajuste, diz Palocci
  • Após PIB, Palocci vê "ciclo virtuoso" para economia brasileira

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o PIB brasileiro

    Sites relacionados
  • UOL News entrevista o economista Darwin Dib do Unibanco (só assinantes do UOL)
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página