Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/12/2004 - 13h05

SP também perdeu participação no PIB total do Brasil, diz IBGE

Publicidade

da Folha Online

São Paulo detém a maior participação sobre o PIB (Produto Interno Bruto) nacional, com uma fatia de 32,6% do total, de acordo com a pesquisa de Contas Regionais de 2002, divulgada hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Apesar de ocupar a liderança na participação do PIB do país, o Estado de São Paulo vem perdendo espaço na riqueza nacional. Em 1990, por exemplo, a participação do Estado no PIB era de 37%.

Esse movimento de redução da participação do Estado no PIB pode ser explicado pelo processo de desconcentração da indústria, que vem recebendo incentivos para se instalar em outras localidades.

Outro fator que deve ser levado em consideração é a importância que a agropecuária vem ganhando para a economia do país, o que aumenta a participação de outros Estados no PIB nacional.

De acordo com a pesquisa, as mesmas unidades da federação detêm as maiores participações no PIB desde 1985, quando o estudo começou a ser feito. Os maiores são São Paulo (32,6%), Rio de Janeiro (12,6%), Minas Gerais (9,3%), Rio Grande do Sul (7,8%), Paraná (6,1%), Bahia (4,6%) e Santa Catarina (3,9%). Esses Estados detinham 77% do PIB em 2002.

A pesquisa também apontou para a inversão de lugares entre São Paulo e Rio de Janeiro no ranking de PIB per capita. Em 2002, o Rio ficou em segundo lugar, com uma renda per capita de R$ 11.459, contra R$ 11.353 de São Paulo.

Leia mais
  • Veja o ranking dos Estados com maior renda per capita
  • Rio ultrapassa SP e tem agora a 2ª maior renda per capita do país

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre renda per capita
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página