Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/12/2004 - 17h46

Fed mantém política de "acomodação" dos juros

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

Mesmo com cinco altas consecutivas de juros, a política monetária do Federal Reserve (Fed, o BC americano) permanece "acomodatícia", disse o banco em comunicado divulgado logo após a decisão de elevar sua taxa de juros para 2,25% ao ano.

"O comitê acredita que, mesmo com essa ação [elevar os juros], a política monetária permanece acomodatícia e, acompanhada de um sólido crescimento subjacente da produtividade, está fornecendo apoio à atividade econômica", diz o comunicado.

Ou seja, o banco ainda deve manter sua política de ajuste gradual da taxa de juros para conter a alta de preços --que vêm crescendo mês a mês-- nos EUA.

O Fed diz ainda na nota que as condições do mercado de trabalho norte-americano estão "melhorando gradualmente". A economia americana, no entanto, vem crescendo a um ritmo que a criação de empregos não consegue acompanhar. Em novembro foram criados 112 mil postos de trabalho nos EUA, contra 303 mil de outubro.

O número de empregos surgidos em outubro, apesar de alto, é volátil, pois parte desses novos empregos são temporários, surgidos para dar conta da limpeza e reconstrução de áreas no sul e sudeste do país atingidas por uma série de furacões em setembro.

O comunicado diz ainda que a inflação deve permanecer "contida" e a política de elevação de juros poderá ser revertida "a um ritmo moderado".

Com agências internacionais

Leia mais
  • Entenda como o aumento do juro americano mexe com a economia do planeta
  • Juros nos EUA sobem pela quinta vez consecutiva e somam 2,25%

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a decisão do Fed
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página