Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/02/2005 - 20h12

PDVSA será parceira da Petrobras em nova refinaria brasileira

Publicidade

PATRICIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

A PDVSA, estatal de petróleo da Venezuela, será a parceira da Petrobras na construção da nova refinaria de petróleo brasileira. O anúncio foi feito hoje, durante visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Caracas, na Venezuela.

A cooperação entre as estatais brasileira e venezuelana na nova refinaria é um dos acordos assinados entre os dois governos. Também foram assinados memorandos de entendimentos que definem ações de cooperação e parcerias nas áreas de exploração e produção de petróleo, refino e de fertilizantes e na área de mineração, segundo informações da assessoria de imprensa do Ministério de Minas e Energia.

O ministério confirmou que a nova refinaria será construída na Região Nordeste, mas informou que ainda não está definido qual Estado receberá o empreendimento.

A Petrobras e a PDVSA também assinaram memorandos e cartas de intenções para exploração e produção de petróleo no território venezuelano.

Os compromissos entre as duas empresas também estão relacionados à integração das indústrias dos dois países para a construção de navios e plataformas, cooperação técnica para o desenvolvimento da indústria do etanol (álcool) e do biodiesel nos dois países e para a atuação conjunta na área de lubrificantes na América Latina e no Caribe.

Segundo o ministério, as empresas brasileiras Companhia Vale do Rio Doce e a Braskem também assinaram memorandos e acordos com empresas venezuelanas para a exploração de carvão e desenvolvimento de programas de exploração de bauxita, alumina e diamante.

A Vale do Rio Doce acertou ainda a realização de estudos sobre a viabilidade técnica, econômica e financeira para a construção de um complexo siderúrgico na Venezuela. A Braskem, ao lado da estatal Pequiven, deverá estudar projetos na área petroquímica.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a PDVSA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página