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18/02/2005 - 17h18

Governo cria marca para promover produtos e serviços do Brasil no exterior

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IVONE PORTES
da Folha Online

O governo lançou hoje a Marca Brasil, que será utilizada para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior.

O símbolo foi apresentado a empresários na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) pelos ministros Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento) e Walfrido Mares Guia (Turismo) e pelo presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Eduardo Sanovicz.

Segundo Sanovicz, foram investidos R$ 4 milhões no processo de criação da marca, que envolveu pesquisas com empresas e estrangeiros que visitaram o Brasil, além de potenciais turistas para o país.

Divulgação
Logo da Marca Brasil, criado pelo designer Kiko Farkas
Logo da Marca Brasil, criado pelo designer Kiko Farkas
Foram ouvidos 190 operadores turísticos de 18 mercados, 1.200 turistas que visitaram o país e 5.000 pessoas de 18 países que nunca estiveram no Brasil. Para o presidente da Embratur, os resultados foram surpreendentes.

"As surpresas foram todas positivas. O fato mais interessante é notar que um turista tem a sua decisão de vir ao Brasil basicamente por conta dos recursos naturais do país. E, na hora que sai daqui, ele diz que o que mais o atraiu foi o povo brasileiro, principalmente por causa de sua hospitalidade, da sua amabilidade, do seu gesto acolhedor e das manifestações culturais."

Criação de valor

Para o ministro Furlan, a marca vai agregar valor aos produtos e serviços brasileiros, além de ajudar nas exportações.

"A marca vai ser reconhecida sem a necessidade de leitura. Nosso objetivo é ter um símbolo do Brasil que pode ser recortado", disse o ministro.

Entretanto, as regras para a utilização da marca ainda não foram definidas pelos ministérios.

O ministro do Desenvolvimento afirmou que será formado um grupo de trabalho para definir como se dará a regulamentação e certificação da marca.

"A idéia é que as empresas possam adotar a Marca Brasil nas suas embalagens ou, em alguns casos, sejam licenciadas para que um produto de baixa qualidade não leve o símbolo prejudicando a imagem do Brasil."

O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, aprovou a idéia da marca e disse que ela vai "agregar valor aos produtos brasileiros".

"O país não se constrói só discutindo juros, câmbio e competitividade. Se constrói agregando valor e a marca vai representar isso para o Brasil", disse.

Já o ministro do turismo citou a possibilidade de serem distribuídos suvenires com o símbolo e as cores da marca aos turistas que chegam ao país, tais como cangas, chinelos e bonés.

Segundo dados fornecidos pelo presidente da Embratur, o Brasil deve ter recebido em 2004 cerca de 4,7 milhões de turistas estrangeiros.

A meta do Ministério do Turismo, de acordo com ele, é receber em 2007 aproximadamente 9 milhões de turistas. Na avaliação dele, a marca lançada hoje ajudará a atingir essa meta.

"Ela é fundamental, porque dá forma, dá cor, da visibilidade a um conjunto de sentimentos que nós sempre tivemos no país. O Brasil é um país cheio de curvas, cheio de formas, colorido, com uma cultura exuberante, com um povo maravilhoso", disse.
 

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