Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/02/2005 - 17h23

Empresas alegam que cumpriram regras sobre mudança de embalagens

Publicidade

da Folha Online, em Brasília

A Kraft Foods e a Nestlé declararam hoje que têm cumprido as regras sobre mudanças em embalagens de produtos.

As duas fazem parte do grupo de 32 empresas que serão investigadas que serão investigadas pelo DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), ligado ao Ministério da Justiça por "maquiagem de embalagem" --quando a empresa muda a embalagem, em geral uma redução de quantidade-- e não informa o consumidor de maneira clara.

Ao todo foram abertos 46 processos --uma empresa pode receber mais de um processo.

A Kraft Foods Brasil divulgou nota em que informa que seguiu a portaria 81 do Ministério da Justiça, e que a comunicação ocorreu de forma clara.
"Conforme indicações do mercado consumidor, o objetivo da empresa foi tornar seus produtos mais acessíveis", diz a nota.

Já a Nestlé alega que dispõe de argumentos que provam que não houve irregularidade ou má-fé na mudança das embalagens "bem como qualquer infração aos dispositivos do Código de Defesa do Consumidor".
As duas empresas receberam quatro processos cada uma.

A Unilever (Unilever Brasil Ltda e Unilever Bestfoods Brasil) foi a campeã no número de processos, com sete. A assessoria de imprensa da empresa foi procurada, mas até as 17h não havia comunicado nenhuma declaração sobre o assunto.

Segundo Ricardo Morishita, diretor do DPDC, acontece de constar na embalagem nova um aviso de que a quantidade de produto foi reduzida, mas que isso não é feito com o devido destaque.

Para ele, o destaque dado a uma mudança de tamanho --no caso, redução--, deveria ser o mesmo que as empresas dão quando fazem uma promoção em que a embalagem tem uma quantidade maior do produto do que o tradicional.

Leia mais
  • Governo irá investigar 32 empresas por "maquiagem" de produtos

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre "maquiagem" em produtos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página