Publicidade
Publicidade
02/03/2005
-
19h53
SÉRGIO RIPARDO
da Folha Online
A marca de açúcar União, uma das mais tradicionais do país, foi vendida hoje pela Copersucar (Cooperativa de Produtores de Cana-de-Açúcar, Açúcar e Álcool do Estado de São Paulo) para o grupo Nova América, dono da marca Dolce e sediado em Assis (427 km a oeste de São Paulo). O valor da transação não foi revelado.
Criada em 1910, a União é a marca de açúcar mais vendida no varejo brasileiro, com participação de cerca de 40% em açúcar refinado no Sul e Sudeste. Com a compra, a Nova América se torna uma gigante do açúcar no varejo.
O negócio incluiu também a venda das marcas menos famosas (Duçula, Neve, Cristalçúcar, Doçúcar, Glaçúcar e Único), além das unidades industriais de Piedade (RJ) e de Sertãozinho (SP). Segundo nota divulgada pela Nova América, as operações da União serão mantidas.
Com faturamento previsto de R$ 800 milhões para 2004, o grupo atua em três frentes: açúcar e álcool, nos mercados interno e externo, suco de laranja e logística portuária em Santos (SP), com o Terminal de Açúcar (Teaçu).
"A aquisição é um marco para a nossa companhia e representa uma conquista após 57 anos de intenso trabalho. Somos uma empresa familiar, tipicamente brasileira, interiorana, e agora se fortalece no segmento de varejo", disse o presidente do grupo Nova América, Roberto de Rezende Barbosa.
Também foi formalizada uma parceria comercial entre as duas empresas. Pelo acordo, a Copersucar prestará serviços de refino para a Nova América, a partir de sua unidade de Limeira (SP), e fornecerá o açúcar necessário ao abastecimento das outras marcas no mercado.
"Ao deixar o varejo, estamos certos de que a Copersucar ganha mais eficiência e competitividade, fortalecendo a sua presença no mercado industrial de açúcar no Brasil e no exterior", afirmou o presidente do conselho de administração da Copersucar, Hermelindo Ruete de Oliveira.
A marca União conta um pouco da história da expansão do açúcar em São Paulo. A Companhia União dos Refinadores nasceu em 1910, fruto da associação de pequenos refinadores de açúcar. A companhia mudou de mãos duas vezes, antes de ser adquirida em 1973 pela Copersucar, que com isso consolidou sua liderança no exterior e no país.
Especial
Leia o que já foi publicado sobre a Copersucar
Açúcar União é vendida e cria nova gigante no setor
Publicidade
da Folha Online
A marca de açúcar União, uma das mais tradicionais do país, foi vendida hoje pela Copersucar (Cooperativa de Produtores de Cana-de-Açúcar, Açúcar e Álcool do Estado de São Paulo) para o grupo Nova América, dono da marca Dolce e sediado em Assis (427 km a oeste de São Paulo). O valor da transação não foi revelado.
Criada em 1910, a União é a marca de açúcar mais vendida no varejo brasileiro, com participação de cerca de 40% em açúcar refinado no Sul e Sudeste. Com a compra, a Nova América se torna uma gigante do açúcar no varejo.
O negócio incluiu também a venda das marcas menos famosas (Duçula, Neve, Cristalçúcar, Doçúcar, Glaçúcar e Único), além das unidades industriais de Piedade (RJ) e de Sertãozinho (SP). Segundo nota divulgada pela Nova América, as operações da União serão mantidas.
Com faturamento previsto de R$ 800 milhões para 2004, o grupo atua em três frentes: açúcar e álcool, nos mercados interno e externo, suco de laranja e logística portuária em Santos (SP), com o Terminal de Açúcar (Teaçu).
"A aquisição é um marco para a nossa companhia e representa uma conquista após 57 anos de intenso trabalho. Somos uma empresa familiar, tipicamente brasileira, interiorana, e agora se fortalece no segmento de varejo", disse o presidente do grupo Nova América, Roberto de Rezende Barbosa.
Também foi formalizada uma parceria comercial entre as duas empresas. Pelo acordo, a Copersucar prestará serviços de refino para a Nova América, a partir de sua unidade de Limeira (SP), e fornecerá o açúcar necessário ao abastecimento das outras marcas no mercado.
"Ao deixar o varejo, estamos certos de que a Copersucar ganha mais eficiência e competitividade, fortalecendo a sua presença no mercado industrial de açúcar no Brasil e no exterior", afirmou o presidente do conselho de administração da Copersucar, Hermelindo Ruete de Oliveira.
A marca União conta um pouco da história da expansão do açúcar em São Paulo. A Companhia União dos Refinadores nasceu em 1910, fruto da associação de pequenos refinadores de açúcar. A companhia mudou de mãos duas vezes, antes de ser adquirida em 1973 pela Copersucar, que com isso consolidou sua liderança no exterior e no país.
Especial
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Ministério Público pede bloqueio de R$ 3,8 bi de dono de frigorífico JBS
- Por que empresa proíbe caminhões de virar à esquerda - e economiza milhões
- Megarricos buscam refúgio na Nova Zelândia contra colapso capitalista
- Com 12 suítes e 5 bares, casa mais cara à venda nos EUA custa US$ 250 mi
- Produção industrial só cresceu no Pará em 2016, diz IBGE
+ Comentadas
- Programa vai reduzir tempo gasto para pagar impostos, diz Meirelles
- Ministério Público pede bloqueio de R$ 3,8 bi de dono de frigorífico JBS
+ EnviadasÍndice