Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/04/2005 - 18h17

Saída do Opportunity favorece solução para BrT, diz conselheiro da Anatel

Publicidade

PATRICIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

A mudança na gestão do fundo controlador da Brasil Telecom poderá significar um desfecho mais rápido para as divergências internas da empresa, envolvendo principalmente a Telecom Italia.

Questionado sobre o assunto, o conselheiro José Leite Pereira Filho, que relatou o processo de substituição do Opportunity no controle das teles (BrT, Telemig Celular, Amazônia Celular), avaliou que deverá ficar "mais fácil" resolver essas pendências entre os acionistas.

O Opportunity vinha impedindo que a Telecom Italia voltasse ao bloco controlador da BrT. A expectativa agora é a de que o novo gestor retome as negociações em torno do controle da empresa.

Os italianos haviam deixado o bloco de controle da BrT por meio de um acordo de acionistas para iniciarem sua operação de telefonia móvel. A empresa não poderia iniciar a operação da TIM participando do controle da BrT porque a operadora fixa não havia antecipado as metas de universalização, o que impedia a participação de seus controladores em qualquer novo empreendimento no setor de telecomunicações.

Desde que a BrT cumpriu as metas de universalização, a Telecom Italia tenta sem sucesso voltar ao controle. A operação de volta dos italianos chegou a ser aprovada pela Anatel com restrições relacionadas à prestação de mesmo serviço em áreas coincidentes (celular e longa distância). Mas o Opportunity conseguiu barrar na justiça o retorno dos italianos.

Leia mais
  • Banqueiro Daniel Dantas recebe hoje intimação da PF
  • Anatel aprova destituição do Opportunity do controle da Brasil Telecom
  • Teles têm até dez dias para pedir reconsideração sobre decisão da Anatel
  • Ações da Brasil Telecom disparam com decisão da Anatel
  • Entenda a saída do Opportunity da Brasil Telecom

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Brasil Telecom
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página