Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/05/2005 - 16h44

Líder tucano diz que Lula é "irresponsável" na relação com Argentina

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), defendeu as críticas feitas por integrantes do governo argentino à política externa brasileira reveladas pelo jornal "Clarín".

"Eu digo, há dois anos, que essa política externa é uma porcaria", afirmou. "Como resultado dela, não há Mercosul, e o Brasil não tem acordo bilateral com ninguém. Todo o sacrifício para melhorar a relação com a Argentina foi jogado fora", criticou.

"O Lula é medíocre como presidente. Ele foi brilhante como líder sindical, mas não dá para ele ser sindicalista na presidência", disse. "O governo Lula é irresponsável na sua política externa e na relação com a Argentina", completou.

O "Clarín" divulgou hoje declarações atribuídas a Kirchner, que teria dito estar cansado das travas econômicas brasileiras, da falta de apoio do governo brasileiro à Argentina no FMI (Fundo Monetário Internacional) e do papel central que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estaria querendo exercer na região.

Kirchner, de qualquer modo, já manifestou críticas ao Brasil em outras ocasiões, sobre barreiras comerciais, para pressionar por investimentos da Petrobras em seu país e até mesmo quando Lula defendeu que o sucessor do papa João Paulo 2° fosse brasileiro.

Leia mais
  • Argentina diz que é hora de endurecer relação com o Brasil, diz "Clarín"
  • Brasil evita polêmica e vê relações "excelentes" com Argentina
  • Produtores brasileiros de vinho querem barreiras a rivais argentinos
  • Senador petista defende que Brasil converse mais com "irmãos"

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o presidente argentino, Néstor Kirchner
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página