Publicidade

Dinheiro
12/05/2005 - 14h49

Real valorizado deve reduzir exportações para Argentina, diz Furlan

Publicidade
FABIANA FUTEMA
da Folha Online

O ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, disse que a valorização do real deve derrubar as exportações brasileiras para a Argentina no médio prazo. Segundo ele, essa situação pode inverter o saldo da balança comercial entre os dois países, que hoje é favorável ao Brasil.

"Superávit comercial é resultado do esforço dos dois países e também de condições favoráveis de produção e de taxa de câmbio. Nesse momento estamos com uma taxa de câmbio 20% menos convidativa que a Argentina", disse ele após participar da abertura do encontro empresarial entre Brasil e países árabes, em São Paulo.

Furlan disse que essa situação transfere a competitividade das empresas brasileiras para as argentinas. "As empresas brasileiras estão sistematicamente perdendo competitividade em relação ao país vizinho. Poderá ocorrer no médio prazo uma redução das exportações daqui para lá."

Ele também afirmou que esse comportamento deve ocorrer de forma combinada à elevação das importações da Argentina. "O fato de a economia brasileira estar crescendo cria oportunidades para a importação, que vem crescendo com vigor. Aqueles que se mobilizarem vão criar esse espaço."

As declarações de Furlan ocorrem logo após a Argentina voltar a defender que o mecanismo de salvaguardas (barreiras comerciais) possa ser usado mais amplamente sempre que a indústria de um dos países se sentir ameaçada pela entrada de importações.

No ano passado, as vendas externas para os argentinos somaram US$ 7,4 bilhões, alta de 61,7% ante 2003. Entre janeiro e março, as exportações para a Argentina totalizaram US$ 2,033 bilhões.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o efeito do dólar nas exportações
  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca