Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/05/2005 - 19h37

Anatel nega revisão de dados sobre telefonia que alteraram PIB de 2004

Publicidade

PATRICIA ZIMMERMANN
JANAINA LAGE

da Folha Online, em Brasília e no Rio

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) negou que tenha alterado as informações referentes à receita operacional líquida das operadoras de telefonia celular, como informou hoje o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Essa alteração de dados, teria motivado, segundo o IBGE uma revisão do PIB (Produto Interno Bruto) para 2004, com a redução do crescimento do país de 5,2% para 4,9%.

A Anatel informou que não teria como revisar os dados porque o órgão regulador ainda não teve acesso às informações de todas as operadoras.

Os dados sobre a receita das empresas em 2004 deveriam ter sido entregues à agência em março, o que não ocorreu, segundo a assessoria de imprensa.

Na manhã de hoje, o IBGE informou que a revisão sobre o crescimento do ano foi necessária porque a diferença apresentada nos números da Anatel seria expressiva. Normalmente o instituto revisa apenas os dados do trimestre anterior.

De acordo com o IBGE, a mudança nos dados sobre a telefonia móvel teria afetado o desempenho do setor de serviços, em especial o de comunicações, com reflexo em outros setores de atividades e no resultado do PIB.

O setor de serviços é o de maior participação no PIB, de cerca de 60%. Com a revisão de dados, o setor teve seu crescimento revisto de 3,7% para 3,3%.

O peso de comunicações no setor de serviços é de 5,5%. O crescimento deste item, segundo o instituto, passou de 2% para queda de 1,4% em 2004 com os números que a Anatel nega ter encaminhado.

Outro lado

O IBGE informa que no início de maio recebeu e-mail da Anatel com os números da telefonia móvel revisados para o ano de 2004. A partir dessa informação afirma que fez a revisão do PIB.

Leia mais
  • PIB tem menor expansão em quase 2 anos, diz IBGE
  • Entenda o que é PIB e como é feito seu cálculo
  • IBGE revisa expansão do PIB de 2004 de 5,2% para 4,9%
  • IBGE revisa expansão do PIB de 2004 de 5,2% para 4,9%

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o PIB
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página