Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/06/2005 - 15h51

Acordo Varig-TAP tem sinal verde do governo, diz Zylbersztajn

Publicidade

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

O governo deu sinal verde para a proposta de reestruturação da Varig, segundo o presidente do conselho de administração da companhia aérea, David Zylbersztajn. Acompanhado pelo administrador da TAP, Fernando Pinto, Zylbersztajn apresentou hoje uma proposta de reestruturação da empresa para os ministros José Dirceu (Casa Civil), Antonio Palocci (Fazenda) e José Alencar (Defesa), que também é vice-presidente da República.

Segundo ele, a reação do governo superou as expectativas e o projeto de reestruturação --que deve levar de quatro a seis meses-- teria inclusive recebido "elogios" de Palocci e Dirceu.

"Eles aprovaram a proposta no seu conteúdo e capacidade de execução", disse Zylbersztajn ao explicar que a sinalização do governo de que está empenhado em resolver o problema da Varig contribui nas negociações da aérea com os demais credores.

Entre os pontos favoráveis da proposta é que ela teria "começo, meio e fim". As ações de curto prazo da proposta começariam a ser executadas já na próxima semana.

Os executivos não detalharam a proposta apresentada ao governo, mas confirmaram a participação da TAP, que deverá inclusive fazer um aporte de capital na Varig. Em troca, a empresa portuguesa vai ficar com 20% da Varig reestruturada.

Mesmo sem informar os valores da negociação, Zylbersztajn informou que "tem muito dinheiro envolvido, sem dúvida nenhuma."

Pinto, da TAP, afirmou que as duas companhias vão crescer nos próximos meses com uma sinergia operacional que será implementada durante o processo de reestruturação.

Segundo ele, as conversas com os credores externos já tinham sido positivas e que faltava um sinal verde do governo, que é o maior credor da Varig. "O governo não se comprometeu a nada, por enquanto. As ações efetivas levam tempo para acontecer."

Pinto disse que a vantagem da associação da TAP com a Varig é que essa iniciativa agrega valor à companhia aérea portuguesa.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o acordo Varig-TAP
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página