Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/08/2005 - 10h46

Grendene diz que elevação da tarifa de importação de calçados é positiva

Publicidade

da Folha Online

A decisão da Camex (Câmara de Comércio Exterior) de aumentar a tarifa de importação para para seis tipos de calçados é positiva para o setor calçadista brasileiro, segundo comentário divulgado hoje pela Grandene.

A Camex escolheu os quatro tipos de calçados que apresentaram as maiores altas nas importações recentemente para incluir na lista de exceções da TEC (Tarifa Externa Comum do Mercosul) e com isso tentar proteger os produtores brasileiros de calçados principalmente dos similares chineses. Nesses casos, a alíquota passou de 20% (TEC) para 35%. Outros dois tipos de calçados que já faziam parte da lista, tiveram suas alíquotas alteradas de 25% para 35%.

"As medidas atendem as reivindicações do setor em razão do substancial aumento da competição de produtos chineses no mercado nacional. Consideramos uma importante vitória da Abicalçados [Associação Brasileira da Indústria de Calçados] e uma louvável atitude do governo brasileiro para com este importante segmento da industria nacional", diz nota da Grandene divulgada pela Bovespa.

Leia mais
  • Camex eleva tarifa de importação de calçados para barrar China

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Camex
  • Leia o que já foi publicado sobre TEC
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página