Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/08/2005 - 10h24

Dólar cai 0,77% e Bolsa sobe 0,7% com ata e possível recuo de Buratti

Publicidade

da Folha Online

A possibilidade de o advogado Rogério Buratti voltar atrás na sua denúncia contra o ministro Antonio Palocci (Fazenda) e a ata da última reunião Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central agradaram o mercado financeiro brasileiro hoje. Com isso, o dólar recua 0,77% nesta manhã, vendido a R$ 2,421. A Bolsa de Valores de São Paulo sobe 0,70%.

Ontem, o dólar subiu 1,24% e a Bovespa teve pequena baixa de 0,21% por conta da expectativa em torno do depoimento de Buratti, que foi confirmado para hoje, a partir das 11h30.

A confirmação do depoimento foi feita ontem pelo presidente da CPI, senador Efraim Morais (PFL-PB), e pelo advogado de Buratti, Roberto Telhada, que aproveitou para desqualificar o depoimento de seu cliente prestado na semana passada, em Ribeirão Preto.

Segundo o advogado, Buratti depôs sob pressão, algemado e com o uniforme de presidiário. Sem entrar em detalhes, Telhada disse que "naquele momento que ele falou lá [em Ribeirão Preto], aquilo não é maneira de um ser humano tratar de assunto dessa magnitude. Agora vai explicar o que ele quis dizer. Se é que falou daquele jeito. Terá oportunidade de explicar linha a linha o que ele quis dizer com aquilo."

Buratti afirmou na Polícia Civil, na sexta-feira passada, que a empresa Leão Leão, da área de coleta de lixo, pagava R$ 50 mil de propina por mês em 2001 e 2002 a Palocci, então prefeito de Ribeirão. Em 1993 e 1994, na primeira gestão do ministro, Buratti foi secretário de Governo. Em entrevista no último domingo, Palocci negou a acusação de Buratti.

Já na ata da reunião da semana passada, em que manteve a Selic em 19,75%, o Copom adotou um tom mais otimista. No documento, o comitê sinalizou que enxerga um cenário mais positivo para a evolução da inflação futura, o que pode gerar as condições necessárias para a primeira queda de juros em um ano e meio na sua reunião de setembro.

Para José Roberto Carreira, da corretora Novação, a ata contribui com a melhora dos mercados hoje.

A redução do juro é especialmente positiva para o mercado acionário, pois deixa as aplicações em renda fixa --que têm rendimentos atrelados aos juros--, menos atrativas, podendo gerar a migração de investidores para a Bovespa.

Leia mais
  • Buratti ligou 6 vezes para Palocci em 2003
  • Advogado de Buratti sugere que ele pode recuar na CPI
  • CPI dos Bingos ouve ex-assessor de Palocci

    Especial
  • Acompanhe a cotação do dólar durante o dia
  • Leia o que já foi publicado sobre a cotação do dólar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página