Deutsche Welle
29/01/2008 - 15h46

Minoria alemã na Bélgica fica fora do debate sobre autonomia

da Deutsche Welle, na Alemanha

O governo interino belga deixou de lado, por enquanto, a retórica separatista, embora problemas decisivos não tenham sido resolvidos. No debate da divisão, a minoria de língua alemã no país tem assumido posição discreta.

O debate sobre a crise política na Bélgica e sobre a possibilidade pouco provável, mas muito discutida, de separação do país tem se focado, principalmente, nas diferenças entre as duas principais regiões lingüísticas, a comunidade de língua francesa da Valônia, e Flandres, onde se fala o flamengo.

Ainda que estas sejam as maiores regiões em tamanho, e também as mais importantes quando se trata de decisões políticas, a Bélgica foi, de fato, dividida em quatro regiões lingüísticas desde o início de 1960. Além da Valônia, no norte, e de Flandres, no sul, existe a bilíngüe capital Bruxelas e uma pequena região de língua alemã nos Cantões do Leste.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca