Europa também ameaça liberdade de imprensa, diz ONG
da Deutsche Welle, na Alemanha
No Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, a ONG Repórteres Sem Fronteiras alerta que mesmo na Europa há ameaças ao jornalismo livre e independente. Na Alemanha, associações vêem "clima perigoso". ONU faz apelo.
A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) divulgou neste sábado (03/05), Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, um relatório segundo o qual jornalistas são ameaçados e intimidados também em diversos países da União Européia. Além disso, repórteres também seriam vítimas de atentados de morte por parte de organizações criminosas.
Na França, jornalistas estariam expostos a represálias físicas durante a cobertura de acontecimentos nas periferias. "Desde os levantes de dois anos e meio atrás, a situação tomou um rumo preocupante", informou a ONG. Dezenas de fotógrafos, jornalistas e operadores de câmera teriam sido maltratados.

