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24/02/2006 - 13h21

"A mídia alemã está com a gripe aviária"

da Deutsche Welle, na Alemanha

A imprensa tem exagerado os riscos de uma pandemia de gripe do frango. Afinal embora gerando reações irracionais , o medo é bom para as quotas de audiência e para as vendas. Mas há ainda quem aposte na força da razão.

No final deste fevereiro, o jornal popular Bild apresentava um cenário de horror em sua matéria principal: "Gripe do frango: Copa cancelada?". Já nas semanas anteriores, os leitores do periódico precisavam ter nervos fortes: "O medo cresce!", "Abate de animais domésticos?", "Alarme de vírus!", "Medicamentos só para um em cada sete alemães", "Vacina contra gripe esgotada!", "... gripe matará milhões?". Este era o tom geral das manchetes.

Probabilidade mínima

"A mídia está, no momento, sofrendo da gripe aviária. Ela está mais doente do que os pássaros", afirma Willi Streitz, da cadeira de Pesquisa de Catástrofes da Universidade de Kiel. "A impressão é que os jornalistas inventam as manchetes, e então procuram um especialista que apóie suas opiniões".

Continua...
 

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