Missões de paz deveriam dar atenção a direitos humanos, diz especialista
da Deutsche Welle, na Alemanha
Em sua mensagem por ocasião do Dia Internacional da Paz, neste 21 de setembro, o secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas) faz um apelo a favor do desarmamento e pede à comunidade internacional que siga o caminho da paz. "O fato de haver cada vez menos guerras entre países deve nos encorajar", ressalta Ban Ki-Moon.
Terá o mundo realmente ficado mais pacífico? Muitas missões das Nações Unidas nos últimos anos vêm tentando exatamente isso. E, ao mesmo tempo, pretendem zelar pela observância dos direitos humanos. Isso nem sempre é fácil, pois na maioria das vezes a ONU é obrigada a colaborar com os governos dos países atingidos. Também não são poucas as vezes em que as próprias tropas são alvo de críticas.
O pesquisador Wolfgang Heinz diz que a ONU é relativamente impotente para deter violações dos direitos humanos por membros de suas missões de paz.

