Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Cursos de medicina

O Ministério da Educação divulgou ontem a lista dos 17 cursos de medicina que serão supervisionados por causa das baixas notas dos seus alunos no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). Para o coordenador do curso de medicina da UFBA (Universidade Federal da Bahia), Antônio Dantas, 69, o baixo rendimento dos alunos da faculdade no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) se deve ao "baixo QI [quociente de inteligência] dos baianos".


Mais resultados: 1 2
Comentários dos leitores
Leonides Justiniano (39) 05/05/2008 17h05
Leonides Justiniano (39) 05/05/2008 17h05
Eis mais uma demonstração de que "título" e "estudo" não são sinônimos de competência "humana". Isso é reflexo de toda uma cultura da intolerância e da arrogância.
E o que é pior: demonstrativo de que algumas leis são uma camisa de força contra os próprios lesados. Explica-se. Por ter sido eleito pelos pares, em conformidade com os estatutos institucionais, o meritíssimo coordenador não poderia ser afastado. Lembram-se de algo parecido que ocorreu na ANAC? Lá, também, os diretores não poderiam ser afastados...
Mas, isso, sim, é uma piada!! Criam mecanismos que superprotegem os ocupantes de determinados cargos que são "públicos", que deveriam, portanto, estar a serviço do público e, não, prestando-lhe um desfavor.
E quem são os pares? Veja-se o caso do ex-Reitor da UNB, cujos pares se recusaram a tomar medidas contra ele, quando do pipocar de escândalos com verba pública. Algo de sinistro... Ou que pode indicar a partilha, ao menos, de pontos-de-vista comuns.
Infelizmente, o mecanismos de imunidade, de estabilidade, dentre outros, nem sempre são aproveitados em benefício daquilo que o cargo exige e para o fim que foi criado. Esses mecanismos servem como uma "blindagem" daqueles que, por sua postura, demonstram não possuir, sequer, estabilidade emocional. Sequer estabilidade moral.
E não é o caso de referir a glória da Bahia por seus "grandes" nomes, não. Os baianos são dignos porque são baianos, seres humanos que nasceram na Bahia - dignos por serem isso: humanos!
5 opiniões
avalie fechar
Robert Smith (1) 05/05/2008 13h34
Robert Smith (1) 05/05/2008 13h34
FORTALEZA / CE
"O baiano toca berimbau porque só tem uma corda. Se tivesse mais [cordas], não conseguiria"!!!
kkkk :-|
Que comentario engraçado,
Esse "Reitor" deveria ser comediante!
Mais falando serio, esse Reitor, já que ele é baiano, deve achar que faz parte das tais "exceções"... sera?
Depois dessa "perola" ... sei não... não estaria ele "comprovando" sua propria tese? :-|
Infelizmente, esse tipo de gente existe em todos os niveis de nossa sociedade, tenta desclasificar toda uma população para esconder suas proprias falhas e incopetencias! Apesar de ate achar graça de seu comentario ignorante e preconceituoso não podemos é aceitar isso de qualquer um, especialmente de alguém que ocupa um cargo publico, muito menos no caso especifico, um "educador"! O que sera que esse senhor andou ensinado para seus pupilos? intolerancia? preconceito? Ta mais que na hora desse senhor vestir o pijama, vai tarde!
Fica aqui minha solidariedade e meus votos de desagravo para com todo o povo Bahiano.
13 opiniões
avalie fechar
Rafael Dias da Silva (116) 05/05/2008 13h09
Rafael Dias da Silva (116) 05/05/2008 13h09
Danielle Sodré.
Muito bem dito.
Só Rui Barbosa já bastaria para redimir uma nação inteira, tamanho o talento e genialidade dessa pessoa. Mas ainda assim, a Bahia contribuiu com mais para este país.
Mas o ponto negativo sempre foi o mesmo, o Brasil, e não só o nordeste, sempre foi "uma ilha de letrados em um mar de analfabetos".
9 opiniões
avalie fechar
Armando S Marangoni (43) 05/05/2008 12h54
Armando S Marangoni (43) 05/05/2008 12h54
Dizem que a gente se vê nos outros. Eis aí uma evidência disso.
Mas, que diabo de sistema é esse que põe um cara desses numa coordenação de curso?
24 opiniões
avalie fechar
Marcio de Paiva Delgado (22) 05/05/2008 12h44
Marcio de Paiva Delgado (22) 05/05/2008 12h44
Será que o Senhor Ali Kamel entrevistou o professor para o livro que cometeu recentemente dizendo que o Brasil não é um país racista? 3 opiniões
avalie fechar
Célio Bomfim (1) 05/05/2008 09h35
Célio Bomfim (1) 05/05/2008 09h35
Baiano legítimo que sou, sinto-me envergonhado pela declaração infame de um Coordenador da UFBA (Universidade Federal da Bahia) afirmando que seus conterrâneos (assim como ele) são dotados de baixo QI, e o que acho ainda pior, baseado numa avaliação de alunos COORDENADOS POR ELE.
Salvo engano li no livro que "Pai rico, pai pobre para jovens" avaliações testam a capacidade de fazer testes e não o Q.I. das pessoas, logo não podemos afirmar que alunos que vão mal na escola em determinada matéria são desprovidos de inteligência.
3 opiniões
avalie fechar
luiz dias (364) 03/05/2008 20h12
luiz dias (364) 03/05/2008 20h12
OLÁ DANIELE E RODRIGO,
VISUALIZANDO OS SEUS NOMES, VEJO QUE SÃO JOVENS.
AMBOS, EM SUAS ANÁLISES, DEMONSTRARAM QUE NÃO ME ENTENDERAM.
EM NENHUM MOMENTO HOSTILIZEI O POVO BAIANO EM CITAR A ALEGRIA DESSA GENTE EXTERNADA EM IVETE, NO CARNAVAL SIM, E NA CULTURA , NA TRADIÇÃO DO POVO TAMBÉM. OU NÃO FALEI ISTO ?
VOCÊS LERAM UMA COISA E EXPRESSARAM OUTRA.
DESSE JEITO SOU OBRIGADO A CONCORDAR COM O COORDENADOR DANTAS E MANDAR A AMBOS O TROFEU DO JOÃO DA PRAIA, OU SEJA, O VIOLÃO DE UMA CORDA SÓ, LÁ DOS TEMPOS DO ZÉ BÉTIO DA RÁDIO NACIONAL, QUANDO ELE PROMOVEU O TAL JOÃO QUE TOCAVA NAS PRAIAS DE SANTOS, MÚSICAS COM UM VIOLÃO DE CORDA ÚNICA.
E PARA O LULA DE CAETES, QUAL INSTRUMENTO INDICADO ?
CORNETA OU PANDEIRO ?
8 opiniões
avalie fechar
Danielle Sodré (2) 03/05/2008 17h23
Danielle Sodré (2) 03/05/2008 17h23
Como baiana, legítima soteropolitana, agradeço a indignação de muitos aqui, entretanto gostaria de fazer uma pequena colocação. Nossa terra tem muito do que se orgulhar, e definitivamente não somos "O retrato da Ivete Sangalo", sem querer desmerecer a cantora, vamos muito além disso e do carnaval. Se é para enaltecer o povo baiano e desmentir de vez a declaração do nosso amigo equivocado Sr. Antônio Natalino Dantas, de que o "QI dos baianos é baixo", porque não lembrarmos outros tantos ilustres baianos que merecem ser recordados muito antes da citada cantora? Ruy Barbosa, Castro Alves, Gregório de matos, Joana Angélica, Maria Quitéria, Mario cravo, Calasans Neto, Glauber Rocha, João Ubaldo ribeiro, Raul seixas, Tom Zé, Caetano Veloso, Gal Costa, Maria Betânia, Dorival Caymmi [...]. Enfim, isso é para que se evite mais equivocações, as do coordenador Dantas já foram mais do que suficientes. Com certeza, o povo baiano precisa muito mais do que um show para reivindicar justiça, reafirmar sua honra e capacidade intelectual. 11 opiniões
avalie fechar
Rodrigo Augusto Basso Lopes (1) 03/05/2008 14h17
Rodrigo Augusto Basso Lopes (1) 03/05/2008 14h17
MARILIA / SP
Isso mesmo, Luiz Dias, como o Sr. disse: "A IVETE DEVERIA FAZER UM SHOW NA UFABA DE FORA DANTAS, FORA DANTAS...", porque, pra quem vê "NESSE POVO O RETRATO DA IVETE SANGALO", a única postura a ser tomada é essa! Lamentável.
Concordo com o que foi exposto por Jaguaraci Silva, se já ouvíamos piadas "indigestas" sobre o povo baiano, uma declaração dessas é um "prato cheio" para os sem-cultura.
1 opinião
avalie fechar
luiz dias (364) 02/05/2008 17h51
luiz dias (364) 02/05/2008 17h51
CARO JAGUARACI SILVA,
SOU RIBEIRÃOPRETANO, MAS, FIXEI RESIDÊNCIA EM SÃO PAULO POR MAIS DE 15 ANOS.
NÃO PENSE ASSIM. O POVO BAIANO É UM POVO DE HOMENS E MULHERES DE TRADIÇÃO VOLTADA PARA O TRABALHO, HONRA, CULTURA, MÚSICA, BELEZA DO NOSSO CARNAVAL QUE ENCANTA O MUNDO, ARTISTAS, IVETE, BETÂNIA, GIL, E O RUI ÁGUIA DE HAIA ?
VOCÊS SÃO EXPRESSÕES DE TRABALHO, DE LUTA, DE CONSTRUÇÃO DE SÃO PAULO NÃO DE PRÉDIOS, DE CULTURA, DE MARAVILHA, DE RIQUEZA DA BAHIA PARA O BRASIL E PARA O MUNDO.
COMO DISSE, EM TODAS AS UNIVERSIDADES, GRAÇAS A DEUS, ESTUDAM MENINOS EM MENINAS DO BRASIL.
É ASSIM NA USP, NA UNICAMP, NA UFBA, UFERJ, UNB, UNIFESP, ETC. TODOS, ALUNOS DO BRASIL CONSTRUINDO O NOSSO FUTURO. SÓ PELA EDUCAÇÃO MUDAREMOS O RUMO DA NOSSA HISTÓRIA, POLÍTICA, ÉTICA, HONESTIDADE, TRABALHO , E OS BAIANOS SÃO EXEMPLOS SIM.
AGORA, ESPERO, COMO DISSE O OUTRO AMIGO COMENTARISTA, QUE A POLÍCIA FEDERAL, MINISTÉRIO PÚBLICO, FAÇAM ALGUMA COISA RÁPIDA, PROCESSEM ESSE DANTAS E O COLOQUEM NO LUGAR ONDE ELE NUNCA DEVERIA TER SAÍDO, PELAS SUAS OFENSAS À DIGNIDADE, HONRA, TRABALHO, ORIGEM, TRADIÇÃO, LUTA DO POVO BAIANO. TENHA CERTEZA, A IMPRENSA, O POVO PAULISTA, DO BRASIL, TEM POR VOCÊS, NOSSAS RAÍZES, TRADIÇÃO E ESPERANÇA POR UMA BAHIA E BRASIL MELHOR, LIVRE DESSES DANTAS.
A IVETE DEVERIA FAZER UM SHOW NA UFABA DE FORA DANTAS, FORA DANTAS.....VIVA A BAHIA, VIVA O BRASIL...FORA A DISCRIMINAÇÃO E A INCOMPETÊNCIA JÁ.
8 opiniões
avalie fechar
Jaguaraci Silva (1) 02/05/2008 14h52
Jaguaraci Silva (1) 02/05/2008 14h52
Considero lamentável a declaração do Sr. Antônio Natalino Dantas, coordenador do curso de Medicina da UFBA. Gostaria de dizer que a Lei 8081/90, art. 20, explica: "praticar, induzir ou incitar, pelos meios de comunicação social ou por publicação de qualquer natureza, a discriminação ou preconceito de raça, cor, religião, etnia ou procedência nacional, pode gerar uma reclusão de 2 a 5 anos". Essa atitude descabida, pejorativa e vexatória para todos nós, escancara as portas obscuras da ignorância e do preconceito que já sofremos na região sudeste do país. Principalmente por tratar-se de declarações em um meio de comunicação expressivo como o jornal Folha de São Paulo (vide fonte). Não consigo entender como um coordenador de curso de uma instituição federal de ensino superior, demonstra um total desconhecimento dos fatos. Deveria ser o seu trabalho acompanhar as deficiências de seus alunos e propor soluções para melhoria de quem quer que seja, independente de sua origem econômica ou social. Sendo um professor, deveria ser o primeiro a dar exemplos de comedimento. Não importa as falhas, coordenadas ou não, o resultado já era infame para a Bahia. Pior são as ações indecorosas que sofremos nas ruas de São Paulo. Se já ouvíamos piadas "indigestas" sobre o nosso povo, a declaração de um dos nossos é um "prato cheio" para os sem-cultura. Na qualidade de soteropolitano legítimo, venho manifestar o meu repúdio as infelizes declarações do Sr. Antônio Natalino. 8 opiniões
avalie fechar
luiz dias (364) 02/05/2008 12h03
luiz dias (364) 02/05/2008 12h03
QUERIDO POVO BAIANO,
IMAGINO QUANTO A INDIGNAÇÃO DE VOCÊS, COM ESTA MALDITA DECLARAÇÃO DO COORDENADOR DO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SALVADOR.
NÃO É POSSÍVEL. EVIDENTE QUE FOI UM MOMENTO RUIM PARA OS ALUNOS, E VÁRIOS DEVEM SER OS MOTIVOS DE UMA MÉDIA DE NOTA MÉDIA OU NÃO A ESPERADA. SÃO COISAS QUE ACONTECEM , MAS, NECESSÁRIO SE FAZ AVALIAR TODO O CONTEXTO DESTE RESULTADO.
O SR. DANTAS, NA VERDADE, ENTROU EM SEARA MUITO LONGE DA UNIVERSIDADE. ATINGIU A HONRA, DECORO DOS ALUNOS DE MEDICINA. DO POVO BAIANO. O BRASIL ESTUDA NESSA UNIVERSIDADE DE CONCEITO NACIONAL. AÍ TEMOS ALUNOS DE SP, RJ, PR, RS, PI, PE, MT, ETC., ALÉM DE ALUNOS DA BAHIA. COMO TEMOS EM SP, USP, UNICAMP, ALUNOS DA BA, MT, PE, RJ, ETC, ETC.
ESSE HOMEM ATINGIU E MACULOU TODOS OS BAIANOS.
DIZER QUE SÓ TOCAM INSTRUMENTO DE CORDA ÚNICA, QUERENDO DIZER, QUE NÃO TEM QI, INTELIGÊNCIA ? COMPAROU BAIANOS COM ANIMAIS IRRACIONAIS OU NÃO ?
A BAHIA TEM UM POVO LINDO.
VEJO NESSE POVO O RETRATO DA IVETE SANGALO.
ALEGRE, PRA FRENTE, CARNAVAL, RELIGIÃO, TRADIÇÃO DE GENTE DO NOSSO PAÍS. ORIGEM DO BRASIL EM POVO, EDUCAÇÃO, CULTURA, GENTE QUE TRABALHA EM TODO BRASIL, QUE ESTUDA EM TODOS LUGARES, QUE CONTINUAM CONSTRUINDO SÃO PAULO, RIO, E TANTOS OUTROS LUGARES.
OU VOCÊS PROTESTAM CONTRA ESTE CARA ENQUANTO É TEMPO OU DESTE JEITO, SINCERAMENTE, NÃO DÁ !
FRATERNAL ABRAÇOS A VOCÊS BAIANOS E BOTEM ESSE DANTAS PRA CORRER DAÍ. CHEGA. ELE NÃO TEM ESTE DIREITO. DESPREPARADO DEMAIS DA CONTA.
7 opiniões
avalie fechar
Pedro Negreiros de Andrade (2) 01/05/2008 18h25
Pedro Negreiros de Andrade (2) 01/05/2008 18h25
FORTALEZA / CE
A baixa nota da UFBa, que é indiscutivelmente uma das melhores do Nordeste deve-se quase certamente ao boicote. Os comentários do coordenador são hilários, servindo no entanto para os alunos refletirem antes de fazer boicote. Boicote é loucura !!!! Boicote tambem deve ser a explicação para a queda do desemenho da UNIFESP (nota 3 !!!). Um expert avaliao boicote de uma forma muito simples, quando o numero de pessoas q respondem é alto. Na ausencia de boicote a curva das notas tem uma caracteristica em sino (CURVA NORMAL). Qando há boicote o sino desaparece e a curva tem uma caracteristica em Utorto,com numero grande de alunos tirando nota zero ou próximo. Na época do provão era facílimo identficar as Universidades que boicotavam, pois o numero dos q zeravam sera grande.
È tempo do mEC melhorar sua forma de avaliação ( provas mais longas, obrigatorias e nas quais os candidatos são forçados a não boicotar, por podeem ser prejudicados caso tirem notas baixas, por exemplo nos concursos de reidencia médica). A nota média por instituição dos candidatos inscritos nas várias provas de residencia do sul e centro-sul do país avaliariam o desemoenho dos inscritos melhor que o ENADE ( tal como a prova da oAB avalia muito bem os cursos de direito). É tempo de implantar um exame de ordem da AMB ou do CFM para availar melhor os cursos de medicina. Depois disso é só reduzir as vagas dos cursos de pior desempenho e nos livraremos dos maus médicos. que são um perigo para os pacientes.
8 opiniões
avalie fechar
Danielle Sodré (2) 01/05/2008 14h04
Danielle Sodré (2) 01/05/2008 14h04
Os alunos estão aqui!!! É um absurdo uma pessoa que se diz intelectual, que faz parte do corpo docente da nossa universidade, formador de opinião, assumir uma postura tão reducionista e discriminatória, sendo incapaz de analisar criticamente o contexto em que vive, as limitações e deficiências da nossa Educação. Deveria se utilizar desse "senso crítico" e realizar uma auto-análise, verificar onde ele poderia intervir para mudar essa realidade, uma vez que é coordenador do curso. O Enade é muito boicotado, contudo, ainda que a nota baixa refletisse uma deficiência real, esta não foi produzida por uma causa única, mas reflete algo da ordem da multifatorialidade: falta de infra-estrutura, necessidade de mudança no currículo, capacitação dos professores, comprometimentos destes e do alunado, e jamais o "baixo QI" dos baianos. Alunos, vamos nos mobilizar! 14 opiniões
avalie fechar
hercules vieira (2) 01/05/2008 13h58
hercules vieira (2) 01/05/2008 13h58
SALVADOR / BA
Os baixos desempenhos de algumas universidades federais deste país em nada tem que ver com a qualificação ou inteligência dos alunos,basta perceber que os mesmo tiveram de enfrentar pesadas provas para inserir-se no ensino superior e foram competentes o suficiente para serem aprovados.Antes a incompetência está sob domínio dos gestores e das autoridades públicas do país que mais estão interessados em pretígio e privilégios ao estabeler uma universidade,mas esquecem de dar a devida manutenção nelas.
A UFBA possui um dos melhores quadros de alunos do país ,todos são compromissados e mesmo que não fossem, falta de interesse não é ausência de qi ,como um dessarazoado quis mencionar . O que está ocorrendo se chama de falta manutenção em tudo :laboratórios,biblioteca,etc.Alias por que em vez de quetionarem os estudantes pelo desempenho no enade pessoas fazem comentários sem o menor cabimento? Isto é calunia e difamação ,um crime no brasil.
7 opiniões
avalie fechar
anisio oliveira (11) 30/04/2008 23h43
anisio oliveira (11) 30/04/2008 23h43
A razão do péssimo desempenho na educação é política.Durante todos estes anos, aqui na Bahia, assistimos um esforço, não pela qualidade do ensino, mas pela aprovação a qualquer preço, de alunos que mal sabem escrever. Aprovam de qualquer jeito para terem índices positivos na educação. Fica pomposo encher a boca num palanque ou no horário da propaganda gratuita na tv. Mas, pensando bem, a responsabilidade pesa também sobre os ombros dos profissionais da educação, pois são corporativistas e a sua única meta é a isonomia (aliás alguns sobem também no palanque com poíiticos) e poucos são aqueles que abraçam de coração a causa da educação. É preciso dar um tratamento meritocrático a educação: Tanto para professores quanto para alunos. Chega de premiar com aumento de salário e dar tratamento igual aqueles que não tem o menor compromisso com o futuro dos nossos joves. 16 opiniões
avalie fechar
CLAUDINEI MACHADO NUNES (4) 30/04/2008 21h54
CLAUDINEI MACHADO NUNES (4) 30/04/2008 21h54
Tenho esperanças que o ministério público esteja atento aos comentários discriminatórios do Sr. Dantas, afinal, se um curso apresenta desempenho aquém do ideal, a culpa é dos gestores da Universidade e não dos alunos. Com certeza dever ser feito uma avaliação dos dirigentes, reitor, incluindo o cordenador do curso de Medicina, o corpo docente e da estrutura do campus. É inadimissível atitudes como a do Senhor Dantas, espero que o povo baiano se mexa, pois este senhor deve ser banido do curso de medicina devido a sua língua afiada para falácias e sua falta de dotes para cordenar um curso tão importante como o de Medicina. Pois me parece claro que sua preocupação é com o cargo e não com a formação acadêmica. Medicina e Enfermagem são cursos que devem ter atenção especial dos reitores pois são duas profissões que erros não são permitidos, por que, quando cometidos, custam vidas.
CLAUDINEI MACHADO NUNES
ESPECIALISTA NO PACIENTE EM ESTADO CRÍTICO
24 opiniões
avalie fechar
ely stanley stanley (1) 30/04/2008 21h25
ely stanley stanley (1) 30/04/2008 21h25
CARAPICUIBA / SP
acho que este ,infeliz comentario so poderia vim de alguem que administra uma univesidade com essas notas, alias ele ja ouvio ffalar de Rui Barbosa ? 18 opiniões
avalie fechar
Cláudio Almeida Lima (1) 30/04/2008 19h30
Cláudio Almeida Lima (1) 30/04/2008 19h30
LAGO NORTE / DF
Os baianos deveriam ter sido poupados dessa generalização. Apontar para uma característica supostamente herdada como causa do baixo aproveitamento não ajuda a resolver o problema pelo contrário, remete-o para o cômodo campo das soluções impossíveis. E o que é pior, deu munição para um bando de incompetentes e oportunistas levantar a bandeira da defesa da honra baiana quando na realidade nada fazem para mudar essa realidade. Algo está errado, é evidente. Que sirva de alfinetada para todos nós refletirmos se o problema é de QI ou de simples e perigosa falta de dedicação aos estudos, extrema benevolência em relação aos desmandos políticos e omissão frente à corrupção, esta sim generalizada. 14 opiniões
avalie fechar
Paulo Cruz (1) 30/04/2008 19h05
Paulo Cruz (1) 30/04/2008 19h05
De fato, o Sr. Antonio Dantas, sendo baiano, demonstra possuir um QI insignificante, ao expor suas elucubrações quanto aos motivos de um resultado baixo no ENADE. Com um coordenador desses, esperar o quê dos alunos. 15 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (26)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página