Educação

Inadimplência

Quem tem filho matriculado em escola particular ou é universitário e, por algum período, ficou devendo à instituição poderá entrar para uma lista de devedores. O Cineb (Cadastro de Informações dos Estudantes Brasileiros), disponível há duas semanas, poderá ser acessado por escolas de todo o país.


Comentários dos leitores
Victor Erlacher Dias (1) 20/11/2008 11h07
Victor Erlacher Dias (1) 20/11/2008 11h07
meu comentario é o seguinte primeiro desculpe meus erros ortograficos (odeio o portugues)
o brasileiro eh burro quando tem greve de professores os alunos comemoram pois nao vao ter aula em vez de irem reclamar junto aos professores por melhor salarios e melhores condiçoes de ensino
o brasileiro eh preguiçoso por nao querer estudar nem mesmo nas escolas particular entao nao adianta ter ensino bom ou ruim muitos nao aproveitam nada mesmo
conheço otimos professores q dao aula em colegio publico soh q nao dao aula direito por causa dos proprios alunos
de certo modo concordo esse esse novo esquema pois tem muitos q tem condiçao de pagar mas sao caloteiros de carteirinha mas tb discordo do preço
pois apesar de alguns ter o preço mais baixo os livros sao muito caros e hj em dia os salarios nao sao bons ou suficientes para dar ao ensino a quem realmente merece
bom sou estudando de colegio e essa eh minha opiniao
1 opinião
avalie fechar
Reginaldo Caetano (1) 18/11/2008 14h23
Reginaldo Caetano (1) 18/11/2008 14h23
A respeito do cineb, penso que as "Empresas da Educação" deveriam se preocupar em como dar melhores condições para que os alunos pudussem aprender melhor. Eles estão preocupados mais em obter lucros e já que estão revindicando por alunos que possam pagar, nós que não podemos devemos exigir do Governo Federal, instituições que nos dê condições de entrar em Faculdades Publicas e ter o direito de freqüenta-las. 1 opinião
avalie fechar
Daniel Matta (1) 14/11/2008 10h31
Daniel Matta (1) 14/11/2008 10h31
BOM, O QUE O MAIORAIS DA OAB E OUTROS ESTÃO FAZENDO É DEFENDER OS INADIMPLENTES, POIS ELES JÁ NÃO PAGAM A ESCOLA, E AGORA, DEPOIS QUE ESTÃO DISCUTINDO E PROIBINDO ESTA TAL LISTA, PIOROU....TEM MÃE DE ALUNO QUE ALÉM DE NÃO PAGAR, DISSE QUE SE QUIZER PAGAR ELA PAGA, ENTÃO ESTÃO AGINDO DE Á FÉ....DIFICULDADES, TODOS PASSAM, E SENTAM E NEGOCIAM A DÍVIDA, MAS ACONTECE QUE OS PAIS DE ALUNOS ESTÃO SE ASEGURANDO NA LEI EM QUE ELES PODEM TUDO !!!! E DO OUTRO LADO, A ESCOLA PASSA POR DIFICULDADES FINANCEIRAS, MAS, SEMPRE HONRANDO, ATRAVÉS DE EMPRÉSTIMOS BANCÁRIOS, SEUS COMPROMISSOS, TIPO SALÁRIOS DAS PROFESSORAS E FUNCIONÁRIOS, CAFÉ, ALMOÇO E JANTA PROS ALUNOS DO ENSINO INFANTIL, E SOMOS OBRIGADOS A OUVIR DE PAIS QUE " PAGAM SE QUIZER"......QUERIA QUE OS ADVOGADOS ....OU ESSES CARAS QUE DEFENDEM ESSES PAIS DE ALUNOS, QUERIA QUE ELES FICASSEM SEM SALÁRIO, PPRA VER COMO É BOM, VC TRABALHAR E CHEGAR NO FIM DO MÊS, NÃO RECEBER POR AQUILO QUE TRABALHOU !!!! ISSO SIM É SER DISCRIMINADO !!!! OU MESMO, VC SENTAR EM FRENTE A UM GERENTE DO BANCO E PEDIR UM EMPRÉSTIMO, POR QUE VC TRABALHOU E NÃO RECEBEU POR ISSO....OU QUERIA SABER SE ELES ACHAM JUSTO AUMENTAR OS PREÇOS DAS MENSALIDADES DAQUELES QUE PAGAM CERTINHO, EM DIA, PARA COBRIR DESFALQUES DAS PESSOAS QUE NÃO TEM CARÁTER...POIS MUITOS NÃO PAGAM DE PROPÓSITO....MAS ANDAM DE CARRO ZERINHO !!!!!
HOJE O ERRADO É CERTO (E O PIOR É QUE TEM LEI DEFENDENDO O ERRADO )
5 opiniões
avalie fechar
Adenilson Cunha (1) 12/11/2008 20h44
Adenilson Cunha (1) 12/11/2008 20h44
Por conta da inadiplência da escola em que trabalho, Professores, funcionários e técnicos-pedagógicos fenecem a 4 meses de salário atrasado e na iminãncia de não funcionar em 2009. Temos uma infra-estutura de 1,5hc cerca de 70 funcionários das categorias citadas acima. A Lei do calote estimula a inadimplência. Existem casos de alunos que concluiram o ensino médio sem pagar nada e hj gozam de uma boa universidade. Estou negativado por conta disso, e os pais não pode ser? Estamos subsidiando educação para alunos cujo os pais podem pagar. Todos chegam p/ buscar seus filhos em belos carros, novos e a mensalidade ta lá atrasada. Invibializar o cadastro é continuar estimulando a inadimplência. 1 opinião
avalie fechar
Adriane Xavier (2) 05/11/2008 10h52
Adriane Xavier (2) 05/11/2008 10h52
P.S. Complementando o comentário anterior. Hoje estou negativada no SPC, por falta de pagamento de uma fatura onde fazia compras de supermercado por meses consecutivos. Nesse período recebi o salário mais ou menos por semana, não tive nem o valor p/ pagar o minímo. Motivo inadimplência de pais no colégio onde trabalho gerou insuficiência de R$ para os pagamentos. Entendem o que falo? Eu sempre paguei tudo em dias. Isso está acontecendo na maioria das escolas privadas. E de quem é a culpa. PENSEM BEM 1 opinião
avalie fechar
Adriane Xavier (2) 05/11/2008 10h43
Adriane Xavier (2) 05/11/2008 10h43
Aceito que se deve tentar conciliação e negociação por diálogo c/ os pais e responsáveis. Mas hoje temos na maioria das vezwes pais caloteiros, que todo ano coloca o filho em escola diferente. E escolas sem recursos para cumprir c/ os encargos normais e essenciais, é o motivo de muitas cairem e fecharem as portas. Todos os meses existe dificuldades p/ pagamentos da folha de profºs e funcionários, e nós temos filhos e precisamos sobreviver e comer. Muitos não pagam as escolas, mas vivem viajando e dando presentes caríssimos aos filhos. E quem nos protegem. Isso p/ nós também é CONSTRANGIMENTO. Veja os dois lados. Por que as leis de hoje, tbm tem sido muito falha, abrindo brechas para as pessoas inescrupulosas. Modifiquem isso, se não tudo vai piorar muito p/ ambos os lados. Não é justo pois o serviços foi prestado. Mas só a escola tem sido prejudicada e MUITOOOOOO. 2 opiniões
avalie fechar
ELESIO DIVINO FONSECA (1) 04/11/2008 08h14
ELESIO DIVINO FONSECA (1) 04/11/2008 08h14
Vejo que os proprietários de escolas não estão questionando o direito à educação. No entanto, a partir do momento em que se assina um contrato se cria também uma obrigação. Portanto, para quem não pode cumprir essa obrigação, o caminho é procurar a escola pública. Escolas particulares são empresas, com receitas e despesas, ativo e passivo. Todos sabemos que somente se houver disponibilidade em receitas/ativo é que pode cumprir as obrigações (despesas/passivos). Para as escolas, as obrigações incluem pagar salários de professores, água, luz, telefone, entre outras.... essas não podem atrasar. As escolas particulares tem o direito de alertar outras sobre os inadimplentes. O Governo não usa o CADIN??? O comércio não usa o SPC, SERASA, CCF??? 5 opiniões
avalie fechar
jose vieira (1) 02/11/2008 08h13
jose vieira (1) 02/11/2008 08h13
Devemos exigir dos orgãos competentes, sindicatos, associações, e atém mesmo ministério do trabalho, uma lista de instituições educacionais particulares que não pagam os professores na data correta, ocasionando com isso um descontetamento por parte dos profissionais da educação. CADE A LISTA DE ESCOLAS QUE NÃO PAGAM O PROFESSOR CORRETAMENTE E NA DATA CERTA?????? 5 opiniões
avalie fechar
Edmundo Ribeiro (1) 01/11/2008 21h57
Edmundo Ribeiro (1) 01/11/2008 21h57
De início, quero registrar a minha indignação diante da falta de responsabilidade do Estado (governos federal, estaduais e municipais) em garantir escolas públicas de qualidade, pois educação não interessa a nenhum político de qualquer que seja o partido, principalmente os que estão no poder. Os maiores vitoriosos destas eleições municipais: PMDB, PSDB e PT tem como maior "mérito" a falta de investimento em educação. E o que é pior, repassam a responsabilidade para empresários, alguns ex-professores que passam a ser donos de colégios particulares, a maioria com a qualidade e condições de ensino questionáveis: salas superlotadas, mensalidades absurdas, adoção de livros caríssimos,
que mudam todo ano porque os "educadores" fazem parte da máfia das editoras´. E ninguém fala desse faturamento extra... E o mais lamentável é ver opiniões de pessoas "esclarecidas", como os senhores Mário Valadares e Luiz Tavares de Souza, que devem ter uma situação financeira bem confortável, o que não é a realidade da grande maioria dos pais de todo o Brasil que querem garantir o futuro dos seus filhos. No mínimo, são muito egoístas ou também podem fazer parte da máfia das escolas e das editoras de livros didáticos.
Tenho dois filhos que estudam numa escola particular com um razoável nível de ensino, mensalidades um pouco mais baratas, mas obrigam aos pais a comprar livros caríssimos, edições "atualizadas". Por isso, atrasaamos as mensalidades para pagar os livros parcelados em até 12 vezes...
5 opiniões
avalie fechar
Mario Valladares (5) 31/10/2008 09h37
Mario Valladares (5) 31/10/2008 09h37
Brasileiro é muito cara-de-pau. Cobrar do governo a sua obrigação de prover ensino público gratuito e de boa qualidade, niguém faz. Escola particular, como o nome diz, é particular, não é entidade filantrópica. Tem todo o direito de recusar a matrícula de inadimplentes. Por um acaso um banco concede novos empréstimos a maus pagadores? Uma loja concede crédito a quem nome no SPC? Antes que pensem que sou dono de escola, não sou. Sou pai e meus dois filhos estudam em escola particular que cabe no meu orçamento. Se assumo um compromisso, tenho que honrá-lo. Tem muita gente aí devendo escola e/ou condomínio de onde mora, mas troca de carro, viaja nas férias, etc. Aí quer ajuda do governo e da justiça pra cobrir suas irresponsabilidade. Vai criar vergonha na cara. Se não quer o nome em lista de inadimplência, cumpra com seus compromissos!!!! 33 opiniões
avalie fechar
Renato Solitto (28) 31/10/2008 08h50
Renato Solitto (28) 31/10/2008 08h50
Ao efetuar a matricula, voce assina um contrato com a instituição, e se este contrato não for cumprido, ambas as partes podem executá-lo judicialmente. Não se trata de um credito, portanto, considero inválido a consulta a qualquer meio de restrição cadastral. Seria o mesmo que existir uma lista, onde o aluno possa consultar informações pessoais sobre os professores daquela instituição para avaliarem se faz ou não a matricula. Acredito que a inadimplencia seja um vilão para os colegios particulares, mas como os impostos de uma instituição de ensino são reduzidos, e o salario dos professores é relativamente baixo, acredito que a inadimplencia possa ser reduzida com uma sensivel redução no preço das mensalidades, pois hoje as escolas se aproveitam que o ensino publico esta falido, para lucrar e muito com aqueles que recorrem ao ensino particular. É comum vermos salas de aula com 30 ou mais alunos. Tem colégios que com apenas 3 salas, consegue saldar toda a folha de pagamentos (que é o mairo custo funcional da instituição) Então, para minimizar a inadimplencia, existem outras opções. Essa lista, sera instrumento de inumeras divergencias, e não irá minimizar o problema da inadimpencia 15 opiniões
avalie fechar
Luiz Tavares de Sousa (1) 29/10/2008 18h30
Luiz Tavares de Sousa (1) 29/10/2008 18h30
Certas análises sobre o tema chegam a ser ridículas. Aliás, algumas inclusive de pessoas ligadas aos orgãos de defesa do consumidor. Nesse caso específico, creio que as fazem para "fazerem média" com a população, o que posteriormente poderá ser convertido em votos nas eleições em que se cadidatam. Fato constato, pois várias pessoas ligadas aos diversos tipos Procons já ingressaram na límpida carreira política. Enfim, as pessoas devem entender que a maioria das escolas tem inúmeros compromissos financeiros, entre eles os impostos. Deveriam ainda saber que a margem de lucro de uma instituição de ensino é muitas vezes consumida pela inadimplência. Deveriam ainda entender que, o governo não faz favor algum ao autorizar o funcionamento de uma escola. Muito pelo contrário, pois as escolas particulares são, em grande parte, responsáveis pela boa qualidade de ensino que ainda existe no país. Concluindo, é o cúmulo defender a renovação ou a matrícula de alunos sabida e reiteradamente inadimplentes. O sistema de ensino público está aí. Então, se infelizmente não podem pagar uma escola privada, que tais alunos ingressem nas escolas públicas. Para mim, ir contra o que é lícito e correto, reflete não apenas a falta de conhecimento sobre o tema, mas pode refletir também o caráter dessas pessoas. 23 opiniões
avalie fechar
Diocleciano Campos (109) 28/10/2008 22h48
Diocleciano Campos (109) 28/10/2008 22h48
O GOVERNO SUBSIDIA ESCOLAS E FACULDADES PARTICULARES EM DETRIMENTO DO ENSINO PÚBLICO. ISSO É UM ERRO. ESSAS ENTIDADES TÊM QUE SEREM TRATADAS COMO EMPRESAS PRIVADAS E PAGAREM SEUS IMPOSTOS. TEMOS QUE DIZER NÃO À MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO. ENSINO PÚBLICO E DE QUALIDADE PARA TODOS COMO MANDA A CONSTITUIÇÃO!!!! 71 opiniões
avalie fechar
amaury martins (2) 28/10/2008 16h41
amaury martins (2) 28/10/2008 16h41
As instituições de ensino não podem ser tratadas com as demais empresas privadas. Prestam, antes de tudo, serviços públicos autorizados. Nisso implica alguns deveres sociais excepcionais. Ademais, quando o aluno é inadimplente, resta sempre a via judicial para a realização do crédito. 10 opiniões
avalie fechar
Joao Paulo Michelazzo (16) 28/10/2008 15h38
Joao Paulo Michelazzo (16) 28/10/2008 15h38
Os alunos deveriam criar um cadastro de qualidade de ensino das faculdades. As faculdades qualificadas abaixo da média deveriam perder a aprovação do MEC 6 opiniões
avalie fechar
DENIS DA SILVA GUSTAVO (3) 28/10/2008 15h26
DENIS DA SILVA GUSTAVO (3) 28/10/2008 15h26
O que esperar de uma país que transformou a educação num comércio, que sucateia a escola pública e priva as pessoas do conhecimento. 6 opiniões
avalie fechar
Alan Aredes (1) 28/10/2008 15h01
Alan Aredes (1) 28/10/2008 15h01
Se o aluno não tem condições de assumir uma dívida com a instituição de ensino particular, a escola está correta em não aceitar o aluno. Infelizmente a escola não pode correr tal risco, pois transfere os problemas financeiros para os alunos adimplentes. 21 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (17)
Termos e condições


 

FolhaShop

Digite produto
ou marca