BRASIL : MUNDO : DINHEIRO : COTIDIANO : ESPORTE : INFORMÁTICA : ILUSTRADA : EM CIMA DA HORA : GALERIA DE IMAGENS
  Folha Online > Educação > Escola: como escolher
BUSCA
O que analisar na escola
dos filhos mais velhos


da Folha de S.Paulo

Localização: dê preferência a uma escola próxima da sua casa para evitar o desgaste de a criança passar muito tempo no trânsito. Verifique todas as opções do seu bairro antes de optar por uma escola distante. Mas não faça desse critério o mais importante na hora da escolha.

Instalações: não se deixe impressionar pela estética do prédio. O importante é que a escola seja limpa e organizada e que o espaço físico possibilite oportunidades de aprendizagem e um bom convívio social. Quanto ao espaço disponível para o esporte, ele é importante desde que a atividade seja valorizada pelo seu filho.

Proposta pedagógica: questione temas como: o peso dado pela escola à disciplina, ao conteúdo, ao raciocínio e às questões afetivas, se o aluno recebe um tratamento individualizado, quais as principais exigências feitas a ele, o grau de flexibilidade das regras, como se dá o diálogo dos alunos com os professores, como é a comunicação da escola com os pais. Se a criança estiver deixando a pré-escola, peça aos orientadores uma opinião sobre a linha pedagógica que consideram mais adequada ao perfil dela. A escola escolhida deve ser aquela cujas respostas condizem com a educação dada pela família e o perfil da criança.

Profissionais: a qualidade da formação acadêmica dos professores, coordenadores e todo o corpo docente é de extrema importância. Informe-se sobre isso e também se existe um processo de reciclagem profissional. Repare se os professores estão satisfeitos com o que fazem. Um professor feliz vai ensinar e tratar melhor o seu filho.

Diálogo com a família: verifique se a escola dá atenção aos pais e mantém um diálogo com as famílias. Na visita à escola, é importante que os pais sejam atendidos por um profissional qualificado, e não por um auxiliar, por exemplo. Pergunte também se a instituição oferece bolsas de estudo e, em caso de dificuldades financeiras inesperadas, como ela procede.

Opinião do filho: no caso do adolescente, a opinião dele conta e muito. Estudar numa escola que o deixa feliz garante parte do sucesso da sua formação.
 FRASES
"A tendência é investir cada vez mais em formação. As crianças recebem muita informação fora da sala de aula"
(Sylvio Gomide, presideten do Grupo - associação de escolas particulares)

"Escola forte ou fraca não existe. O que existe são escolas que priorizam o conteúdo e escolas que privilegiam atividades que estiumulam o pensamento autônomo"
(Glaura Fernandes, psicopedagoga)

"Guiar-se pela objetividade e praticidade do mundo moderno e escolher uma escola pela localização é um equívoco"
(Rosely Sayão, psicóloga e colunista da Folha)

"Até a 4ª série uma escola competente instrumentaliza o aluno a ler e entender e, depois, a expressar-se. Depois, na 5ª série, os professores ensinam o conteúdo de cada matéria"
(Aércio Lombardi, diretor do Colégio Rousseau)




Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.