BRASIL : MUNDO : DINHEIRO : COTIDIANO : ESPORTE : INFORMÁTICA : ILUSTRADA : EM CIMA DA HORA : GALERIA DE IMAGENS
  Folha Online > Educação > Escola: como escolher
BUSCA
O que analisar na escolha da pré-escola

da Folha de S.Paulo

Profissionais: observe se os profissionais que vão cuidar do seu filho são pessoas carinhosas e distribuem atenção entre várias crianças, por exemplo. Para cada sala de 10 a 12 alunos muito pequenos, são precisos pelo menos dois profissionais para prestar os devidos cuidados. A criança de um ou dois anos deve ser atendida prontamente, ela não tem idade para desenvolver a qualidade da paciência. Faça uma visita durante o horário escolar para ver se a relação dos profissionais com as crianças é afetuosa e se as crianças estão felizes. Preste atenção também no perfil do profissional que lhe atende. Se você for recebido por um coordenador ou professor capaz de explicar os métodos pedagógicos, é um sinal de que a escola valoriza o diálogo com os pais.

Instalações: observe os aspectos físicos da escola. O prédio não precisa ser bonito e moderno, mas tem de ser seguro e acolher adequadamente as crianças, ou seja, satisfazer as necessidades específicas da faixa etária dos alunos. As escadas e as janelas oferecem perigo? O vaso sanitário é baixo? A criança tem fácil acesso às pias? As salas são arejadas? Há espaços abertos e ensolarados para a criança brincar? Há elementos como água, terra e areia? Verifique também as condições de higiene. O material escolar não precisa ser de primeira qualidade, mas deve ser limpo e adequado à idade de seu filho.

Rotina: analise a rotina da escola, é importante que ela seja adequada ao ritmo do seu filho. Por exemplo: ele poderá dormir no horário em que está acostumado? Como a escola trata o uso de fralda e de chupeta? Pergunte também sobre o lanche. Se for feito na escola, veja se é adequado para seu filho e se há necessidade de complementação alimentar.

Linha pedagógica: nessa fase, o fundamental é que a criança seja bem acolhida emocionalmente, mas é importante também verificar quais são os desafios propostos para o seu desenvolvimento cognitivo e motor. Os escorregadores, por exemplo, são muito pequenos ou muito grandes? Os brinquedos estimulam a movimentação física? Pergunte também quais são os desafios propostos para o aprendizado e a alfabetização.
 FRASES
"A tendência é investir cada vez mais em formação. As crianças recebem muita informação fora da sala de aula"
(Sylvio Gomide, presideten do Grupo - associação de escolas particulares)

"Escola forte ou fraca não existe. O que existe são escolas que priorizam o conteúdo e escolas que privilegiam atividades que estiumulam o pensamento autônomo"
(Glaura Fernandes, psicopedagoga)

"Guiar-se pela objetividade e praticidade do mundo moderno e escolher uma escola pela localização é um equívoco"
(Rosely Sayão, psicóloga e colunista da Folha)

"Até a 4ª série uma escola competente instrumentaliza o aluno a ler e entender e, depois, a expressar-se. Depois, na 5ª série, os professores ensinam o conteúdo de cada matéria"
(Aércio Lombardi, diretor do Colégio Rousseau)




Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.