|
Veja como deve ser uma sala ideal da 1ª série do ensino fundamental
Paredes
Pintura deve ser clara. Não espere paredes livres. A boa sala tem uma série de coisas (trabalhos de alunos, recortes de jornal etc.) pregadas na parede
Cabides
Crianças de 7 anos, principalmente em São Paulo, chegam à escola agasalhadas. A sala deve ter lugar próprio para guardar as roupas
Janelas
Devem ficar em paredes diferentes e ter pelo menos 10% da área do piso, para permitir uma boa ventilação
Escaninhos
A sala deve ter um local onde cada aluno possa colocar o seu próprio material (exercícios já feitos, livros que não são usados em tarefas em casa, boletins)
Arrumação
Criança é, por natureza, bagunceira. As escolas lidam de formas diferentes com isso. O nível de arrumação é um valor e a visão dos pais deve coincidir com a da escola
Iluminação
Deve ser boa, se possível com luz natural, que venha das janelas. A sala de aula tem de ser um lugar saudável, atraente, aconchegante
Lousa*
5,00 x 1,30 m
Qualquer tipo serve. Em geral, o professor escreve a data e o roteiro do que os alunos vão fazer naquele dia. Quanto mais organizada, melhor
Combinados
É frequente encontrar em uma sala de 1ª série uma cartolina com o título "Combinados", onde estão as regras (combinadas) de convivência da turma
Piso
Deve ser fácil de limpar. Muitas escolas começam o dia com uma atividade chamada "roda", em que os alunos sentam no chão em roda para conversar
Tabelas
A aprendizagem de operações básicas da matemática é auxiliada por tabelas de números. É frequente encontrar essas tabelas pregadas em alguma parede
Carteiras
Devem ser adequadas ao tamanho dos alunos. Portanto, pequenas e fáceis de mudar de lugar, para permitir diferentes arranjos da sala
Alfabeto
Geralmente acima ou abaixo da lousa há o alfabeto, tanto em letra redonda como em letra corrida, com maiúsculas e minúsculas
Altura mínima* - 3m
Área recomendada* - 52m²
Relógio
O relógio mostra preocupação da escola com a organização temporal das atividades e dos próprios alunos
Quadros
Para evitar pregar trabalhos em qualquer lugar, muitas escolas montam quadros. Neles podem ser encontradas, por exemplo, listas do tipo "O que sabemos sobre Marte"
Tomadas, no mínimo - 2
Livros
Uma estante de livros -que inclui gibis- na própria sala, além da biblioteca da escola, favorece o trabalho de alfabetização e estimula o contato dos alunos com esses "portadores de texto"
* Para sala com 35 alunos
Fonte das informações numéricas: `Especificações de Ambientes Escolares", Fundação para o Desenvolvimento da Educação, Secretaria de Estado da Educação
|
|
"A tendência é investir cada vez mais em formação. As crianças recebem muita informação fora da sala de aula"
(Sylvio Gomide, presideten do Grupo - associação de escolas particulares)
"Escola forte ou fraca não existe. O que existe são escolas que priorizam o conteúdo e escolas que privilegiam atividades que estiumulam o pensamento autônomo"
(Glaura Fernandes, psicopedagoga)
"Guiar-se pela objetividade e praticidade do mundo moderno e escolher uma escola pela localização é um equívoco"
(Rosely Sayão, psicóloga e colunista da Folha)
"Até a 4ª série uma escola competente instrumentaliza o aluno a ler e entender e, depois, a expressar-se. Depois, na 5ª série, os professores ensinam o conteúdo de cada matéria"
(Aércio Lombardi, diretor do Colégio Rousseau)
|
|