BRASIL : MUNDO : DINHEIRO : COTIDIANO : ESPORTE : INFORMÁTICA : ILUSTRADA : EM CIMA DA HORA : GALERIA DE IMAGENS
  Folha Online > Educação > Escola: como escolher
BUSCA
Veja como deve ser uma sala ideal
da 1ª série do ensino fundamental


  • Paredes
    Pintura deve ser clara. Não espere paredes livres. A boa sala tem uma série de coisas (trabalhos de alunos, recortes de jornal etc.) pregadas na parede

  • Cabides
    Crianças de 7 anos, principalmente em São Paulo, chegam à escola agasalhadas. A sala deve ter lugar próprio para guardar as roupas

  • Janelas
    Devem ficar em paredes diferentes e ter pelo menos 10% da área do piso, para permitir uma boa ventilação

  • Escaninhos
    A sala deve ter um local onde cada aluno possa colocar o seu próprio material (exercícios já feitos, livros que não são usados em tarefas em casa, boletins)

  • Arrumação
    Criança é, por natureza, bagunceira. As escolas lidam de formas diferentes com isso. O nível de arrumação é um valor e a visão dos pais deve coincidir com a da escola

  • Iluminação
    Deve ser boa, se possível com luz natural, que venha das janelas. A sala de aula tem de ser um lugar saudável, atraente, aconchegante

  • Lousa*
    5,00 x 1,30 m
    Qualquer tipo serve. Em geral, o professor escreve a data e o roteiro do que os alunos vão fazer naquele dia. Quanto mais organizada, melhor

  • Combinados
    É frequente encontrar em uma sala de 1ª série uma cartolina com o título "Combinados", onde estão as regras (combinadas) de convivência da turma

  • Piso
    Deve ser fácil de limpar. Muitas escolas começam o dia com uma atividade chamada "roda", em que os alunos sentam no chão em roda para conversar

  • Tabelas
    A aprendizagem de operações básicas da matemática é auxiliada por tabelas de números. É frequente encontrar essas tabelas pregadas em alguma parede

  • Carteiras
    Devem ser adequadas ao tamanho dos alunos. Portanto, pequenas e fáceis de mudar de lugar, para permitir diferentes arranjos da sala

  • Alfabeto
    Geralmente acima ou abaixo da lousa há o alfabeto, tanto em letra redonda como em letra corrida, com maiúsculas e minúsculas

  • Altura mínima* - 3m

  • Área recomendada* - 52m²

  • Relógio
    O relógio mostra preocupação da escola com a organização temporal das atividades e dos próprios alunos

  • Quadros
    Para evitar pregar trabalhos em qualquer lugar, muitas escolas montam quadros. Neles podem ser encontradas, por exemplo, listas do tipo "O que sabemos sobre Marte"

  • Tomadas, no mínimo - 2

  • Livros
    Uma estante de livros -que inclui gibis- na própria sala, além da biblioteca da escola, favorece o trabalho de alfabetização e estimula o contato dos alunos com esses "portadores de texto" * Para sala com 35 alunos Fonte das informações numéricas: `Especificações de Ambientes Escolares", Fundação para o Desenvolvimento da Educação, Secretaria de Estado da Educação
  •  FRASES
    "A tendência é investir cada vez mais em formação. As crianças recebem muita informação fora da sala de aula"
    (Sylvio Gomide, presideten do Grupo - associação de escolas particulares)

    "Escola forte ou fraca não existe. O que existe são escolas que priorizam o conteúdo e escolas que privilegiam atividades que estiumulam o pensamento autônomo"
    (Glaura Fernandes, psicopedagoga)

    "Guiar-se pela objetividade e praticidade do mundo moderno e escolher uma escola pela localização é um equívoco"
    (Rosely Sayão, psicóloga e colunista da Folha)

    "Até a 4ª série uma escola competente instrumentaliza o aluno a ler e entender e, depois, a expressar-se. Depois, na 5ª série, os professores ensinam o conteúdo de cada matéria"
    (Aércio Lombardi, diretor do Colégio Rousseau)




    Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
    em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.