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01/08/2002
-
10h20
A maneira como a língua inglesa é ensinada nas escolas é uma das causas para o baixo interesse dos alunos pela matéria e o conseqüente baixo aproveitamento no aprendizado e nas provas.
Exames orais poderiam ser uma das alternativas para melhorar o ensino de inglês nas escolas, segundo o britânico Paul Seligson, especialista no preparo de professores e autor de livros didáticos de inglês.
Folha - Por que parte dos estudantes não se interessa pelo inglês ensinado nas escolas?
Paul Seligson - Isso está relacionado à maneira como a língua é ensinada, organizada e cobrada. Estudantes precisam de métodos agradáveis para aprender. O aprendizado de línguas deve ser diferente do de outras matérias. Ele requer um tipo de aula diferente daquele de matemática ou de biologia, mas os estudantes têm a mesma experiência nas aulas de inglês que têm nas outras. Os professores são mal pagos e mal treinados. Os programas das aulas não têm uma progressão lógica. Professores secundários geralmente começam do zero, ignorando tudo o que os estudantes aprenderam no ensino fundamental, o que é desmotivante.
Folha - Por que os estudantes não aprendem a falar inglês a menos que freqüentem escolas especializadas?
Seligson - Isso ocorre porque a comunicação não é o principal objetivo do sistema oficial de ensino. O exame vestibular avalia apenas a leitura, a escrita e a gramática. Comunicação é principalmente falar e ouvir. Os estudantes geralmente querem apenas passar nos exames e nunca levarão a comunicação a sério a não ser que sejam testados. Assim que os alunos tiverem de falar para passar nas provas, os professores terão de ensinar isso. Dessa forma, os estudantes praticarão a língua.
Folha - Qual é a sua opinião sobre o fim da obrigatoriedade da prova de inglês no vestibular?
Seligson - O Estado faria melhor se investisse no treinamento, em melhores salários e em um teste oral antes do vestibular. Pessoalmente, acho que o governo deveria patrocinar aulas gratuitas de inglês para todas as pessoas. Isso não custaria muito e ofereceria igualdade de oportunidades aos jovens.
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"Exame oral poderia melhorar aprendizado", diz especialista
da Folha de S.PauloA maneira como a língua inglesa é ensinada nas escolas é uma das causas para o baixo interesse dos alunos pela matéria e o conseqüente baixo aproveitamento no aprendizado e nas provas.
Exames orais poderiam ser uma das alternativas para melhorar o ensino de inglês nas escolas, segundo o britânico Paul Seligson, especialista no preparo de professores e autor de livros didáticos de inglês.
Folha - Por que parte dos estudantes não se interessa pelo inglês ensinado nas escolas?
Paul Seligson - Isso está relacionado à maneira como a língua é ensinada, organizada e cobrada. Estudantes precisam de métodos agradáveis para aprender. O aprendizado de línguas deve ser diferente do de outras matérias. Ele requer um tipo de aula diferente daquele de matemática ou de biologia, mas os estudantes têm a mesma experiência nas aulas de inglês que têm nas outras. Os professores são mal pagos e mal treinados. Os programas das aulas não têm uma progressão lógica. Professores secundários geralmente começam do zero, ignorando tudo o que os estudantes aprenderam no ensino fundamental, o que é desmotivante.
Folha - Por que os estudantes não aprendem a falar inglês a menos que freqüentem escolas especializadas?
Seligson - Isso ocorre porque a comunicação não é o principal objetivo do sistema oficial de ensino. O exame vestibular avalia apenas a leitura, a escrita e a gramática. Comunicação é principalmente falar e ouvir. Os estudantes geralmente querem apenas passar nos exames e nunca levarão a comunicação a sério a não ser que sejam testados. Assim que os alunos tiverem de falar para passar nas provas, os professores terão de ensinar isso. Dessa forma, os estudantes praticarão a língua.
Folha - Qual é a sua opinião sobre o fim da obrigatoriedade da prova de inglês no vestibular?
Seligson - O Estado faria melhor se investisse no treinamento, em melhores salários e em um teste oral antes do vestibular. Pessoalmente, acho que o governo deveria patrocinar aulas gratuitas de inglês para todas as pessoas. Isso não custaria muito e ofereceria igualdade de oportunidades aos jovens.
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