Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/08/2002 - 10h20

"Exame oral poderia melhorar aprendizado", diz especialista

da Folha de S.Paulo

A maneira como a língua inglesa é ensinada nas escolas é uma das causas para o baixo interesse dos alunos pela matéria e o conseqüente baixo aproveitamento no aprendizado e nas provas.

Exames orais poderiam ser uma das alternativas para melhorar o ensino de inglês nas escolas, segundo o britânico Paul Seligson, especialista no preparo de professores e autor de livros didáticos de inglês.

Folha - Por que parte dos estudantes não se interessa pelo inglês ensinado nas escolas?

Paul Seligson - Isso está relacionado à maneira como a língua é ensinada, organizada e cobrada. Estudantes precisam de métodos agradáveis para aprender. O aprendizado de línguas deve ser diferente do de outras matérias. Ele requer um tipo de aula diferente daquele de matemática ou de biologia, mas os estudantes têm a mesma experiência nas aulas de inglês que têm nas outras. Os professores são mal pagos e mal treinados. Os programas das aulas não têm uma progressão lógica. Professores secundários geralmente começam do zero, ignorando tudo o que os estudantes aprenderam no ensino fundamental, o que é desmotivante.

Folha - Por que os estudantes não aprendem a falar inglês a menos que freqüentem escolas especializadas?

Seligson - Isso ocorre porque a comunicação não é o principal objetivo do sistema oficial de ensino. O exame vestibular avalia apenas a leitura, a escrita e a gramática. Comunicação é principalmente falar e ouvir. Os estudantes geralmente querem apenas passar nos exames e nunca levarão a comunicação a sério a não ser que sejam testados. Assim que os alunos tiverem de falar para passar nas provas, os professores terão de ensinar isso. Dessa forma, os estudantes praticarão a língua.

Folha - Qual é a sua opinião sobre o fim da obrigatoriedade da prova de inglês no vestibular?

Seligson - O Estado faria melhor se investisse no treinamento, em melhores salários e em um teste oral antes do vestibular. Pessoalmente, acho que o governo deveria patrocinar aulas gratuitas de inglês para todas as pessoas. Isso não custaria muito e ofereceria igualdade de oportunidades aos jovens.

Leia mais:

  • Saiba onde encontrar textos de inglês

  • Saiba como estudar inglês para o vestibular

  • Para diretora do MEC, ensino da língua no país prioriza memorização

  • Escola oferece curso de inglês a preços mais baixos

  • Enfrente a interpretação de texto em inglês com bom vocabulário


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página