Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/07/2003 - 16h08

Brasil é penúltimo de 41 países no desempenho escolar

da Folha Online

De uma lista de 41 países, o Brasil está no final em educação. A pesquisa divulgada hoje pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) mostra que os estudantes brasileiros na faixa etária dos 15 anos têm o penúltimo desempenho em matemática e ciências e o 37º em leitura. Na média das três áreas de conhecimento, o país fica em penúltimo lugar, na frente apenas do Peru.

Os dados fazem parte da pesquisa Literacy Skills for the World of Tomorrow (Alfabetização para o Mundo de Amanhã), produzida pela Unesco e pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

A situação do Brasil ficou pior ainda depois que foram incluídos dados de outros dez países que fizeram o mesmo teste do Pisa (Programa Internacional de Avaliação do Estudante), mas em 2001. A colocação do país não mudou.

Leitura

Cerca de 50% dos alunos brasileiros de 15 anos estão abaixo no nível 1 de alfabetização, uma escala, criada pela Unesco, que classifica os estudantes que têm dificuldades em utilizar os instrumentos da leitura para aumentar seus conhecimentos e competências em outros assuntos.

Ao lado do Brasil --que ficou em 37º nesta área-- com 50% dos estudantes no nível 1 de alfabetização, estão a Macedônia (38º), o Chile (36º), a Albânia (39º) e a Indonésia (40º). O Peru, último país na lista do desempenho de ensino, possui cerca de 80% de seus estudantes neste nível de alfabetização.

A Finlândia, o Canadá e a Nova Zelândia obtiveram as maiores médias na parte de leitura da pesquisa. Em matemática e em ciências, os melhores rendimentos foram de Hong Kong, Japão e Coréia do Sul.

Leia mais
  • Confira o desempenho dos 41 países nas 3 áreas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página