Uerj lança Atlas das Regiões Metropolitanas Brasileiras
da Folha OnlineA Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) lançará, em setembro, o primeiro volume do "Atlas das Regiões Metropolitanas Brasileiras" dirigido a alunos e professores dos ensinos fundamental e médio, durante o 1º Seminário Nacional das Regiões Metropolitanas, que acontecerá na Faculdade de Formação de Professores da Uerj, em São Gonçalo.
O atlas resulta de um trabalho de pesquisa realizado por três estudantes da instituição, sob a coordenação da professora Cátia Antonia da Silva, sendo composto por três volumes que tratam dos temas: trabalho, ensino, habitação e saúde.
O material propõe a atualização da forma de organização do país, criada em 1960, quando foram instituídas 26 regiões metropolitanas, mas que ainda é desconhecida por pesquisadores e professores.
O grupo responsável pelo trabalho já conquistou o prêmio "Jovem Cientista do Estado" e com o dinheiro montará o laboratório de Mapeamento de Trabalho, para oferecer informações sobre regiões metropolitanas para alunos, professores e pesquisadores. O laboratório também promoverá cursos de geoprocessamento abertos ao público.
As regiões metropolitanas são definidas com base em critérios que avaliam os fluxos de pessoas e mercadorias, instalação de redes de saneamento, energia, transporte e comunicação e o uso de serviços públicos entre os municípios. Desde 1973, quando foram criadas oficialmente pelo governo, essas regiões servem de base para planejamento de políticas públicas. A partir da Constituição de 1988, os próprios Estados passaram a definir suas regiões metropolitanas.
Com Agência Brasil


