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31/07/2003
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11h18
Os grandes vestibulares praticamente aboliram os exercícios de inglês em que o vestibulando devia completar lacunas no enunciado. A tendência agora é que as provas de língua estrangeira exijam interpretação de textos, principalmente de revistas e jornais estrangeiros.
Isso não quer dizer, porém, que o aluno deva desprezar o estudo da gramática. Mas, em vez de decorar as regras, é preciso procurar contextualizá-las. "Dificilmente há perguntas explicitamente sobre "present perfect", mas pode ser apresentado um texto em que essa estrutura esteja presente", disse Gianna Xavier, supervisora de instrução da escola de inglês Berlitz.
Mesmo sem deixar a gramática de lado, a leitura de textos pode ser a melhor forma de treinar para a prova. Segundo Xavier, o vestibulando deve procurar o sentido global do texto, sem se preocupar com palavras específicas. "Raramente é cobrado o significado de uma palavra. Quando isso acontece, se a pessoa entende o contexto em que ela foi usada, pode encontrá-lo nas alternativas."
Como é proibido consultar um dicionário durante a prova, o vestibulando, na hora de estudar, não deve ter por hábito procurar imediatamente o significado de palavras desconhecidas. O ideal é anotá-las em um caderno para, após ter lido o texto, saber o que significam, diz Lizika Goldchelger, gerente acadêmica da Cultura Inglesa.
"O aluno tem de desenvolver estratégias para entender o texto mesmo sem conhecer algumas palavras. Se não aprender a driblar essa dificuldade, qualquer palavra nova vai bloquear o entendimento de um texto."
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Vestibulares exigem apenas compreensão em exame de língua inglesa
da Folha de S.PauloOs grandes vestibulares praticamente aboliram os exercícios de inglês em que o vestibulando devia completar lacunas no enunciado. A tendência agora é que as provas de língua estrangeira exijam interpretação de textos, principalmente de revistas e jornais estrangeiros.
Isso não quer dizer, porém, que o aluno deva desprezar o estudo da gramática. Mas, em vez de decorar as regras, é preciso procurar contextualizá-las. "Dificilmente há perguntas explicitamente sobre "present perfect", mas pode ser apresentado um texto em que essa estrutura esteja presente", disse Gianna Xavier, supervisora de instrução da escola de inglês Berlitz.
Mesmo sem deixar a gramática de lado, a leitura de textos pode ser a melhor forma de treinar para a prova. Segundo Xavier, o vestibulando deve procurar o sentido global do texto, sem se preocupar com palavras específicas. "Raramente é cobrado o significado de uma palavra. Quando isso acontece, se a pessoa entende o contexto em que ela foi usada, pode encontrá-lo nas alternativas."
Como é proibido consultar um dicionário durante a prova, o vestibulando, na hora de estudar, não deve ter por hábito procurar imediatamente o significado de palavras desconhecidas. O ideal é anotá-las em um caderno para, após ter lido o texto, saber o que significam, diz Lizika Goldchelger, gerente acadêmica da Cultura Inglesa.
"O aluno tem de desenvolver estratégias para entender o texto mesmo sem conhecer algumas palavras. Se não aprender a driblar essa dificuldade, qualquer palavra nova vai bloquear o entendimento de um texto."
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