Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/09/2003 - 08h55

Canção-tema do programa de alfabetização enfatiza erros de português

Publicidade

da Folha de S.Paulo, em Brasília

O governo vai embalar a campanha publicitária do Programa Brasil Alfabetizado com versos como "A mió coisa que existe no mundo é a inducação". Trata-se da música "Indagações de um analfabeto", um xote de Moraes Moreira. O músico disse que a letra busca "conscientizar as pessoas" para o problema do analfabetismo.

Na letra, um analfabeto indaga o que há de melhor no mundo --entre as opções estão mulheres e dinheiro-- e conclui que é a educação.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aprovou. Moreira executou a música na solenidade de lançamento do programa ontem no Palácio do Planalto. Lula acompanhou o ritmo batendo o pé no chão.

O músico cedeu ao MEC os direitos de reprodução da canção, que estará no próximo álbum de Moreira.

Mobral

Não é a primeira vez que uma canção será usada na tentativa de ajudar no combate ao analfabetismo. "Você Também É Responsável", de Don & Ravel, dupla de sucesso nos anos 70, foi tema do Mobral, projeto do governo militar que visava baixar o analfabetismo de 30% para 10% até 1980.

A letra convocava a população a ajudar os analfabetos. Na época, o ministro da Educação, Jarbas Passarinho, pediu que os autores suprimissem uma estrofe que considerou "excessivamente personalista". Mas o refrão foi mantido: "Você também é responsável / então me ensine a escrever / eu tenho a minha mão domável / eu sinto a sede do saber".

Leia mais
  • Falta de política de integração preocupa, dizem especialistas
  • Analfabetismo funcional atinge 38% em pesquisa
  • Alunos terão de escrever carta ao MEC
  • Lula lança plano para alfabetizar 20 milhões
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página