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09/09/2003
-
09h03
da Folha de S.Paulo
Apenas 25% dos brasileiros acima dos 15 anos têm domínio pleno das habilidades de leitura e de escrita, segundo pesquisa feita pelo Ibope. Isso significa que só um em cada quatro brasileiros consegue entender totalmente as informações de textos mais longos e relacioná-las com outros dados.
De acordo com o levantamento, 38% dos brasileiros podem ser considerados analfabetos funcionais --não conseguem utilizar a leitura e a escrita na vida cotidiana. Desses, 8% são absolutamente analfabetos, e 30% têm um nível de habilidade muito baixo --conseguem apenas identificar uma informação simples em um só enunciado, como um anúncio.
Outros 37% têm um patamar básico --são capazes de localizar uma informação em textos curtos, como uma carta ou uma notícia.
Para fazer a pesquisa, foi aplicado um teste com tarefas ligadas à leitura e à escrita. Além disso, os entrevistados responderam a um questionário. Em 2001 já havia sido feito um levantamento desse tipo, com resultado semelhante.
Uma das principais constatações da pesquisa é que o nível de analfabetismo funcional fica abaixo de 40% somente quando os anos de estudo passam de oito --nível fundamental completo. No estrato de um a três anos de estudo, o percentual dos que não têm condições básicas de alfabetização atinge 83%.
O domínio pleno da leitura e da escrita só ultrapassa os 50% entre os que já completaram ao menos o nível médio (11 anos ou mais de estudo).
O levantamento mostra uma tendência de queda no hábito de leitura entre 2001 e 2003. Houve diminuição, ainda que no limite da margem de erro, na leitura de jornais e livros. Segundo a pesquisa, mulheres lêem mais que homens.
A pesquisa é uma iniciativa de uma parceria da ONG Ação Educativa e do Instituto Paulo Montenegro (ligado ao Ibope).
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Analfabetismo funcional atinge 38% em pesquisa
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Apenas 25% dos brasileiros acima dos 15 anos têm domínio pleno das habilidades de leitura e de escrita, segundo pesquisa feita pelo Ibope. Isso significa que só um em cada quatro brasileiros consegue entender totalmente as informações de textos mais longos e relacioná-las com outros dados.
De acordo com o levantamento, 38% dos brasileiros podem ser considerados analfabetos funcionais --não conseguem utilizar a leitura e a escrita na vida cotidiana. Desses, 8% são absolutamente analfabetos, e 30% têm um nível de habilidade muito baixo --conseguem apenas identificar uma informação simples em um só enunciado, como um anúncio.
Outros 37% têm um patamar básico --são capazes de localizar uma informação em textos curtos, como uma carta ou uma notícia.
Para fazer a pesquisa, foi aplicado um teste com tarefas ligadas à leitura e à escrita. Além disso, os entrevistados responderam a um questionário. Em 2001 já havia sido feito um levantamento desse tipo, com resultado semelhante.
Uma das principais constatações da pesquisa é que o nível de analfabetismo funcional fica abaixo de 40% somente quando os anos de estudo passam de oito --nível fundamental completo. No estrato de um a três anos de estudo, o percentual dos que não têm condições básicas de alfabetização atinge 83%.
O domínio pleno da leitura e da escrita só ultrapassa os 50% entre os que já completaram ao menos o nível médio (11 anos ou mais de estudo).
O levantamento mostra uma tendência de queda no hábito de leitura entre 2001 e 2003. Houve diminuição, ainda que no limite da margem de erro, na leitura de jornais e livros. Segundo a pesquisa, mulheres lêem mais que homens.
A pesquisa é uma iniciativa de uma parceria da ONG Ação Educativa e do Instituto Paulo Montenegro (ligado ao Ibope).
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