Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/09/2003 - 06h12

Engenheiro civil ergue estrutura para país se desenvolver

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Na feitura de pontes, estradas, escolas, casas ou onde houver a implantação de infra-estrutura, haverá a necessidade de um engenheiro civil. Seu trabalho é conceber e produzir serviços como construção de barragens, túneis, sistemas de água e esgoto e edificações, em geral, tendo como parâmetros a qualidade, a segurança, a funcionalidade e a economia.

"A engenharia civil, entre outras coisas, discute projetos estruturais e de sistemas prediais, a tecnologia da construção e formas de organizar o trabalho, estuda materiais como o concreto e o aço e analisa questões urbanísticas", explica Ubiraci Lemes de Souza, 43, professor do Departamento de Construção Civil da Poli.

Para Silvio Gava, 31, gerente-geral de obras da construtora Gafisa, a fundamentação teórica é bem abordada na faculdade, mas faltam noções de gerenciamento de negócios e de pessoas. "Você não se torna um gestor, mas numa hora está lidando com um funcionário de campo e, em seguida, com um proprietário de empresa."

Para Gava, uma obra é importante por representar o trabalho e o sonho das pessoas. "Muitos só compram um apartamento na vida, e toda sua economia está investida ali. Além disso, quando um país está em obras, significa que ele está se desenvolvendo."

Especial
  • Leia mais no especial Guia das Profissões
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página