Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/09/2003 - 06h15

Gerenciar a informação é também missão do bibliotecário

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Há variadas funções na sociedade relacionadas à informação. Há quem a trate na forma de notícia ou de propaganda. Há aqueles que capturam e organizam a informação, de acordo com diferentes assuntos, públicos e necessidades. Esse é um trabalho para alguém que cursou biblioteconomia, que, no último vestibular da Fuvest, teve 13,7 candidatos/vaga.

"A princípio, o trabalho resumia-se em organizar bibliotecas. Isso porque essa era a única forma de se obter informação", explica Waldomiro Vergueiro, 46, chefe do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da USP.

Selecionar, tratar, organizar, processar e disseminar informações. "O bibliotecário é o canal de comunicação entre a informação e aquele que dela necessita, esteja ela onde estiver, seja num livro ou com alguém que ainda não a registrou", explica Vergueiro.

Esses profissionais podem trabalhar com organização e recuperação de informações, além de gerenciar instituições que têm essa finalidade --ou departamentos como bibliotecas, arquivos e centros de documentação.

Para ele interessa todo o tipo de informação, desde aquelas nos formatos tradicionais, como livros, até o material à disposição na internet. As informações também podem estar sendo geradas na forma de conhecimentos que uma empresa possui e que ainda estão "nas cabeças" de seus funcionários.

E é isso que os cursos ensinam: aprende-se a organizar e a recuperar informações, a ter familiaridade com o público com o qual se está lidando, a montar sistemas de busca, a catalogar e a indexar o material e a coletar dados sobre o número de consultas. Além de estar cada vez mais presente prestando consultoria na organização de sistemas de informação, cresce também o campo de trabalho na internet para o bibliotecário.

Em uma época em que as informações tornaram-se tão acessíveis, gerou-se a necessidade de profissionais mais ativos e dinâmicos. "O profissional tem de cavar a informação para o usuário e ficar atento àquilo que ele busca. Ainda que não conheça determinado assunto, tem de saber onde e como obtê-lo", afirma Ely Francina Tannuri de Oliveira, 59, coordenadora do curso de biblioteconomia da Unesp de Marília.

O conhecimento de novas tecnologias também é importante na carreira, já que, hoje, não é possível pensar em organizar informações sem falar em informatização.

Leia mais
  • Escritório com 700 advogados não vive sem bibliotecária

    Especial
  • Leia mais no especial Guia das Profissões
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página