Educação
24/09/2003 - 16h05

Universidades de SP querem diminuir consumo de álcool entre alunos

Publicidade
FERNANDA IEMA PINTO
da Folha Online

Na segunda edição do Dia de Alerta Sobre o Uso Excessivo de Álcool, realizado hoje nas unidades das universidades públicas paulistas --USP (Universidade de São Paulo), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e Unesp (Universidade Estadual Paulista)--, as três reitorias assumiram o compromisso de adoção de uma política de prevenção sobre o consumo de álcool nas instituições de ensino superior.

"A campanha não é para a abstinência, mas para a conscientização de como usar o álcool. Não somos contra o uso do álcool, o problema é o excesso, o 'porre', que, em muitas situações, está relacionado à ocorrência de violência e acidentes na universidade", disse Florence Kerr-Correa, coordenadora do projeto Viver Bem da Unesp.

Segundo Arthur Guerra, presidente do Grea (Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas) da USP, o cenário do uso de álcool entre os jovens universitários é preocupante. De acordo com pesquisas elaboradas por departamentos das três instituições, os alunos já entram na faculdade com alto consumo de bebidas alcoólicas. "Se a iniciação ocorre antes do ingresso na universidade, ela tem o papel privilegiado para a prevenção", disse.

O objetivo do projeto é mobilizar toda a comunidade das instituições, seguindo os princípios de equidade e descentralização das ações preventivas.

Prevenção

Os programas devem começar do ingresso dos estudantes na universidade até o fim de sua permanência na instituição. O projeto também pretende atingir funcionários e docentes.

As metas são a exposição dos problemas do abuso do uso de álcool e a abordagem da questão a partir de três tipos de intervenção: a prevenção universal, dirigida para toda a população, a intervenção seletiva, para a população de risco, e a intervenção indicada, para a população já doente, com tratamento individual.

Além disso, esforços serão empregados para que se inclua, no currículo de todos os cursos de ensino superior, disciplina sobre o uso indevido de álcool e drogas.

Os trabalhos serão realizados de acordo com as necessidades de cada unidade, seja de prevenção, tratamento ou tomada de medidas de contenção. Os procedimentos ainda serão definidos.

Fiscalização

Em relação às medidas sobre a venda de bebidas alcoólicas dentro das instituições de ensino superior, Guerra disse que serão adotadas ações restritivas quanto ao uso do álcool dentro da USP. "Existe a lei [de proibição de venda de bebidas] que nem sempre é respeitada. Por isso, deve-se implementar não apenas a conscientização de quem compra, mas também de quem vende."

Segundo Élson Lima, coordenador do projeto Viva Mais da Unicamp, mediante a ameaça de cassação da licença de estabelecimentos comerciais, vinda da reitoria, não há venda de bebidas alcoólicas no campus desde junho deste ano.

De acordo com Florence, na Unesp, foi aprovado, "depois de muita discussão", a presença de policias em todos os campi da universidade. Para ela, a medida ajuda na fiscalização da venda de álcool, além de inibir o tráfico de drogas.

Leia mais
  • Estaduais de SP lançam política contra drogas
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca