Educação
16/10/2003 - 11h44

Indústria de eletrônicos e sistema financeiro são opções

Publicidade
da Folha de S. Paulo

Os estudantes que sentirem durante a graduação que não levam jeito para a pesquisa acadêmica podem também atuar na indústria e em outras áreas, mesmo que a participação do físico ainda não seja tão comum no Brasil.

A área médica é uma das que costumam empregar os bacharéis para operar equipamentos complexos que envolvem conceitos físicos, como os de ressonância magnética e os de radioterapia. A carência de profissionais especializados acabou dando origem ao curso de física médica.

A indústria de eletrônicos também emprega os profissionais no desenvolvimento de componentes, como chips e transistores. "No Brasil, a área é incipiente, pois os pacotes vêm fechados do exterior", disse Nelson Studart, da UFSCar.

Segundo ele, o sistema financeiro também vem contratando bacharéis devido às suas habilidades com computadores. No curso, há uma formação forte na área, pois praticamente todas as pesquisas utilizam recursos de computador na análise de dados.

Após concluir o bacharelado, o físico pode fazer as matérias específicas da licenciatura em geralmente mais um ano de estudo, podendo lecionar em escolas do ensino médio. "Esse é um mercado muito grande, pois há um déficit de professores de física nas escolas", disse Renato de Figueiredo Jardim, da USP.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca