Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/01/2005 - 10h10

Faap vai abrir dois campi no interior de São Paulo

Publicidade

ROGÉRIO PAGNAN
da Folha de S. Paulo, em Ribeirão

Com investimento da ordem de R$ 24 milhões, a Faap (Fundação Armando Alvares Penteado) inaugura, na segunda quinzena de fevereiro, duas unidades no interior paulista --em Ribeirão Preto e em São José dos Campos--, com cursos de pós-graduação voltados para as características das cidades. Serão cerca de 700 vagas em cada uma.

Atualmente, a faculdade tem apenas campus em São Paulo, onde estudam cerca de 13 mil alunos, entre graduação e pós.

Em São José dos Campos, o enfoque será o parque industrial --a cidade é forte nos setores aeronáutico, petroquímico e automobilístico. Em Ribeirão Preto (onde a inauguração será no dia 17), o enfoque será o agronegócio, um dos cursos a serem oferecidos. A lista tem mais cinco opções: gerenciamento de cidades, administração geral, marketing, finanças e empreendedorismo.
Nas duas cidades, a expectativa é atingir cerca de 4.000 alunos.

"Ribeirão é, para mim, a cidade mais importante do Estado. Campinas é maior, mas está ao lado de São Paulo. Para nós, ali não adiantaria [abrir unidade] porque o campineiro, se for o caso, vai a São Paulo ter aula", afirmou o diretor-presidente da fundação, Antonio Buas Bueno Guillon.

A escolha dos cursos ocorreu, segundo ele, com base em pesquisas dos nichos de cada região e das experiências de cursos de outras faculdades nos últimos dez anos. O presidente também cita os "cursos modernos", cada vez mais procurados em São Paulo.

A fundação irá analisar a criação de cursos de graduação nessas unidades. Em Ribeirão, estuda-se abrir vagas em artes.

Guillon disse que a fundação não pretende expandir-se "muito mais", mas não descarta uma filial em Brasília --no mínimo daqui a dois anos. "É importante a universidade estar relativamente perto do governo, qualquer que seja, para estar ligada, acompanhando a aspiração do presidente."

A Faap quer fazer exposições permanentes gratuitas nas novas faculdades. Em Ribeirão Preto, a diretoria estuda inaugurar o prédio com uma exposição do escultor Victor Brecheret.

Leia mais
  • Governo pode abdicar do Enem para conceder bolsas
  • Candidatos do vestibular Unicamp devem treinar respostas
  • Engenharia é visto como curso mais difícil; jornalismo é o mais fácil
  • MEC quer conversão da dívida externa em investimento na educação

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Faap
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página