Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/01/2005 - 10h48

Candidatos do vestibular Unicamp devem treinar respostas

Publicidade

da Folha de S. Paulo

Ainda nem bem acabou a Fuvest e parte dos estudantes já tem suas atenções voltadas para outro grande vestibular: o da Unicamp, que começa neste domingo e termina na próxima quarta-feira.

Para garantir um bom desempenho, professores de cursinho ouvidos pela Folha recomendam que os 12.856 candidatos que concorrem a 2.934 vagas treinem as respostas discursivas antes da realização do exame.

"Um ou dois dias antes da prova, o vestibulando pode resolver algumas questões similares às que são cobradas na segunda fase da Unicamp. Isso ajuda a traçar uma linha de respostas e a evitar a perda de tempo", afirma o coordenador do Anglo, Ernesto Birner.

Foi exatamente isso o que o vestibulando Rafael Fantato, 20, candidato a uma vaga em engenharia de computação, fez durante a sua preparação e pretende continuar fazendo até a chegada da prova. "Resolvi exames de até dois vestibulares anteriores e também fiz a prova da UFSCar [Universidade Federal de São Carlos], que me auxiliou bastante na preparação."

Para o dia do processo seletivo, Rafael diz que vai começar pelas disciplinas prioritárias, que no curso que ele quer são física e matemática, aplicadas no terceiro e quarto dia, respectivamente. "Vou fazer um rascunho da prioritária, que vai exigir mais do meu desempenho, resolver as questões da outra disciplina e voltar para revisar a prioritária."

A estratégia é bem vista pelo coordenador do Objetivo, Caio Calçada, que ressalta que as três horas para resolver as 12 questões de cada matéria são pouco tempo. "Os candidatos devem priorizar as matérias que valem mais para eles. Se o candidato for de humanidades, é melhor fazer, por exemplo, geografia e dar apenas uma pincelada em física."

Outro ponto destacado por Calçada é que a Unicamp, diferentemente da Fuvest, exige mais interpretação. "A Fuvest diz logo de cara o que quer, mas a Unicamp cobra uma relação maior com o texto da pergunta."

Segundo o professor Rubens Faria, do Cursinho da Poli, o aluno também deve ficar atento à objetividade nas respostas.

Prova

A relação completa com os locais de provas para a segunda fase do processo seletivo (que não são, necessariamente, os mesmos da primeira fase) pode ser conferida no site www.comvest.unicamp.br. O local de realização de exame será o mesmo para os quatro dias de prova.

A organização do processo seletivo recomenda que os estudantes cheguem ao local da prova do vestibular com uma hora de antecedência, às 13h. Os portões serão fechados às 13h45, e a entrada de retardatários não é permitida nas salas de prova.

Habilidades específicas

No domingo, primeiro dia da segunda fase, os candidatos a carreiras que possuem provas de aptidão (odontologia, educação artística, artes cênicas, dança, música e arquitetura e urbanismo) irão receber algumas orientações sobre a realização do exame, que acontece entre os dias 24 e 27.

Leia mais
  • Faap vai abrir dois campi no interior de São Paulo
  • Governo pode abdicar do Enem para conceder bolsas
  • Engenharia é visto como curso mais difícil; jornalismo é o mais fácil
  • MEC quer conversão da dívida externa em investimento na educação

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Unicamp
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página