Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/09/2005 - 08h12

Quase três milhões de brasileiros realizam o Enem neste domingo

Publicidade

da Folha Online

Quase três milhões de brasileiros realizam o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) neste domingo, a partir das 13h [horário de Brasília]. Em sua oitava edição, a prova registrou neste ano um aumento de 93% no número de inscritos, em relação a 2004.

O crescimento foi atribuído pelo próprio MEC (Ministério da Educação) à obrigatoriedade de participação no exame para concorrer a uma vaga no ProUni (Programa Universidade para Todos).

O prazo de adesão teve que ser estendido para atender a demanda. Somada à greve de funcionários dos Correios, que durou nove dias, a medida atrasou a divulgação dos números de inscrição e, consequentemente, atormentou aqueles que não conseguiam saber onde fariam o exame.

O site do Inep acabou congestionado, devido ao imenso número de acessos. Foi necessário estabelecer uma parceria com a RNP (Rede Nacional de Pesquisa) para aumentar a capacidade de 2.000 para 60 mil consultas. O telefone 0800 61 61 61, o "Fala, Brasil", também entrou em colapso. Somente na última quinta-feira, foram 366 mil ligações.

Para atender os atrasados, o "Fala, Brasil" está de plantão até as 13h, quando a prova começa.

A recomendação é que os candidatos se programem para chegar aos locais de prova ao menos uma hora antes. Desta forma, evitarão trânsito lento nas proximidades do local e filas na consulta às salas.

Será preciso apresentar um documento de identidade com foto, no momento da prova. Os candidatos devem levar apenas uma caneta azul ou preta. Quem tem o kit devem levar o cartão de inscrição e o questionário socioeconômico preenchido. Os demais devem entregar o questionário em qualquer agência dos Correios, até o dia 10 de outubro.

O gabarito com respostas das 63 questões de múltipla escolha do exame devem ser divulgados pelo Inep às 19h. Os resultados individuais serão enviados aos estudantes e também estarão disponíveis para consulta pela internet, a partir de 16 de novembro.

Enem

A proposta do Enem é avaliar a capacidade do aluno de dominar linguagens, compreender fenômenos, enfrentar situações-problema, construir argumentações e elaborar propostas de intervenção na realidade.

O MEC deverá apresentar até o final deste mês um projeto de criação de um banco de talentos, a partir dos resultados do exame.

Entre os inscritos, 1.696.186 são alunos de escolas da rede pública de ensino e 192.681, de escolas privadas. Outros 1.109.489 já concluíram o ensino médio, segundo dados do MEC.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Enem
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página