Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/12/2000 - 17h56

Mostra na USP resgata a xilogravura nordestina

da Folha Online

O IEB (Instituto de Estudos Brasileiros) da USP (Universidade de São Paulo) realiza na próxima terça-feira (12), a partir da 17 horas, a exposição "Xilogravura: Os Percursos da Criação Popular". Em conjunto será lançado o catálogo "O Desenho Gráfico Popular", de Gilmar de Carvalho.

Na exposição e no catálogo estão relacionadas 150 xilogravuras originárias de Juazeiro do Norte, Ceará, criadas para fins comerciais.

A obra resulta de uma ampla pesquisa feita entre 1986 e 1995 por Carvalho, professor da UFC (Universidade Federal do Ceará) e pesquisador da xilografia. Com o estudo foi possível resgatar não só a memória do trabalho xilográfico realizado na cidade cearense durante os últimos 50 anos, mas também a história das pequenas oficinas de Juazeiro.

Muitas peças estavam abandonadas em sótãos e porões, além de serem anônimas. Algumas foram encontradas no lixo. Isso se deve a um certo descaso com esse tipo de obra, considerada menor por estar atrelada a fatores comerciais.

As xilogravuras expostas são fruto da encomenda de comerciantes e podiam ser encontradas em ilustrações de semanários, de pequenos jornais ou como rótulo em embalagens de cigarro, cachaça,
vinagre, balas, doces, rojões, banhos e defumadores.

As peças eram cortadas na madeira (cajazeira ou umburana) e muitas ilustrações desse tipo foram utilizadas até os anos 50. Dados indicam que no final do século passado a xilogravura já era utilizada na região de Juazeiro.

Atualmente, as xilogravuras ainda ocupam seu espaço e convivem com as novas tecnologias na maioria das gráficas de Juazeiro do Norte e é frequente que uma xilogravura sirva como arte-final de um fotolito ou passe pelo scanner.

A exposição e o lançamento do catálogo marcam a reabertura do Espaço de Exposições da Coleção de Artes Visuais do IEB (avenida Prof. Mello Moraes, travessa 8, nº 140, Cidade Universitária, São Paulo).
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página