Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/03/2006 - 09h18

Falta de quórum impede votação de greve de professores da PUC

Publicidade

da Folha de S.Paulo
da Folha Online

Por falta de quórum, professores da PUC-SP não conseguiram votar na segunda-feira (6) o início de uma greve. Apenas 65 pessoas compareceram à reunião. A categoria protesta contra a demissão de quase 30% do corpo docente.

O MEC marcou para amanhã uma reunião com a reitoria da universidade, visando discutir a situação financeira. Segundo o ministro interino da Educação, Jairo Jorge, o MEC espera que a PUC-SP apresente um diagnóstico financeiro para serem estudadas medidas que ajudem a instituição.

A crise na PUC culminou com a demissão de 447 docentes (30% do total). Por meio do cardeal dom Cláudio Hummes, foi feita uma alteração na formação da Fundação São Paulo, que é a mantenedora da PUC-SP, para que a igreja administre a crise e liqüide o déficit mensal de R$ 4,3 milhões da instituição, uma exigência dos bancos credores da universidade.

Não se descarta, porém, a possibilidade de algum financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), mas uma eventual federalização nem sequer foi cogitada ou pedida.

Assembléias

Segundo a Apropuc (associação dos docentes), nesta semana, funcionários administrativos e alunos também devem realizar reuniões para discutir a crise.

Eles marcaram o encontro para a próxima quarta-feira (8), no Tucarena, em diferentes horários. Além das demissões, outra preocupação dos estudantes é com uma possível redução no número de novas bolsas oferecidas pela universidade.

De acordo com a associação, as três reuniões devem retirar propostas que serão discutidas na assembléia geral universitária, marcada para quinta-feira (9).

Com Agência Folha

Leia mais
  • PUC contrata professor por salário menor
  • Reitora atingiu 72% da meta de corte fixada por bancos
  • Ação da igreja na PUC continuará, diz reitora

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a crise na PUC-SP
  • Leia o que já foi publicado sobre a PUC
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página