Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/06/2006 - 11h36

Fundação dá curso gratuito a diretores da rede pública pela internet

Publicidade

da Folha Online

Diretores da rede pública de todo o Brasil podem realizar gratuitamente, pela internet, um curso oferecido pela Fundação Lemann que pretende ajudá-los a identificar e solucionar os piores problemas de aprendizagem dos alunos. Em sua primeira turma, formada em 2004, o curso elevou respectivamente em 18% e em 13% as notas de alunos de 4ª e 8ª séries em exames de português.

O curso, chamado de GSE (Gestão para o Sucesso Escolar), dura de nove a dez meses e pretende ensinar os diretores a "usar o remédio certo para um problema específico", segundo a coordenadora pedagógica, Ângela Mello.

Mello diz que apenas 2% das escolas da rede pública brasileira têm alunos que atingiram o chamado parâmetro nacional, ou seja, que desenvolveram certas competências até determinada série. "Com o curso, o diretor passa a aplicar um projeto de avaliação e identifica mais facilmente o que impede seus estudantes de atingir a meta."

Os profissionais que procuram o curso identificam-se com a idéia de passar o dia "apagando pequenos incêndios", segundo a coordenadora, e admitem estar afastados do projeto pedagógico.

Os diretores acessam o conteúdo do curso na internet, em um site protegido por uma senha pessoal. Há contato praticamente diário com assessores que acompanham as atividades e dão orientações.

O programa começou em 2003, com diretores de 200 escolas de São Paulo e Santa Catarina. Em agosto de 2005, foi a vez de 157 diretores do Tocantins e 179 do Ceará. Em abril último, o curso começou para 150 diretores de escolas da cidade de São Paulo.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre escolas de São Paulo
  • Leia o que já foi publicado sobre educação a distância
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página