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19/06/2006
-
11h36
da Folha Online
Diretores da rede pública de todo o Brasil podem realizar gratuitamente, pela internet, um curso oferecido pela Fundação Lemann que pretende ajudá-los a identificar e solucionar os piores problemas de aprendizagem dos alunos. Em sua primeira turma, formada em 2004, o curso elevou respectivamente em 18% e em 13% as notas de alunos de 4ª e 8ª séries em exames de português.
O curso, chamado de GSE (Gestão para o Sucesso Escolar), dura de nove a dez meses e pretende ensinar os diretores a "usar o remédio certo para um problema específico", segundo a coordenadora pedagógica, Ângela Mello.
Mello diz que apenas 2% das escolas da rede pública brasileira têm alunos que atingiram o chamado parâmetro nacional, ou seja, que desenvolveram certas competências até determinada série. "Com o curso, o diretor passa a aplicar um projeto de avaliação e identifica mais facilmente o que impede seus estudantes de atingir a meta."
Os profissionais que procuram o curso identificam-se com a idéia de passar o dia "apagando pequenos incêndios", segundo a coordenadora, e admitem estar afastados do projeto pedagógico.
Os diretores acessam o conteúdo do curso na internet, em um site protegido por uma senha pessoal. Há contato praticamente diário com assessores que acompanham as atividades e dão orientações.
O programa começou em 2003, com diretores de 200 escolas de São Paulo e Santa Catarina. Em agosto de 2005, foi a vez de 157 diretores do Tocantins e 179 do Ceará. Em abril último, o curso começou para 150 diretores de escolas da cidade de São Paulo.
Especial
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Fundação dá curso gratuito a diretores da rede pública pela internet
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Diretores da rede pública de todo o Brasil podem realizar gratuitamente, pela internet, um curso oferecido pela Fundação Lemann que pretende ajudá-los a identificar e solucionar os piores problemas de aprendizagem dos alunos. Em sua primeira turma, formada em 2004, o curso elevou respectivamente em 18% e em 13% as notas de alunos de 4ª e 8ª séries em exames de português.
O curso, chamado de GSE (Gestão para o Sucesso Escolar), dura de nove a dez meses e pretende ensinar os diretores a "usar o remédio certo para um problema específico", segundo a coordenadora pedagógica, Ângela Mello.
Mello diz que apenas 2% das escolas da rede pública brasileira têm alunos que atingiram o chamado parâmetro nacional, ou seja, que desenvolveram certas competências até determinada série. "Com o curso, o diretor passa a aplicar um projeto de avaliação e identifica mais facilmente o que impede seus estudantes de atingir a meta."
Os profissionais que procuram o curso identificam-se com a idéia de passar o dia "apagando pequenos incêndios", segundo a coordenadora, e admitem estar afastados do projeto pedagógico.
Os diretores acessam o conteúdo do curso na internet, em um site protegido por uma senha pessoal. Há contato praticamente diário com assessores que acompanham as atividades e dão orientações.
O programa começou em 2003, com diretores de 200 escolas de São Paulo e Santa Catarina. Em agosto de 2005, foi a vez de 157 diretores do Tocantins e 179 do Ceará. Em abril último, o curso começou para 150 diretores de escolas da cidade de São Paulo.
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