Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/12/2006 - 23h16

Estudantes acampam na reitoria da Unimep contra demissões

Publicidade

MAURÍCIO SIMIONATO
da Agência Folha, em Campinas

Ao menos 80 estudantes e professores passaram a madrugada desta sexta-feira acampados na reitoria da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), em Piracicaba (162 km de SP), em protesto contra a demissão de cerca de 120 docentes da universidade.

Os professores foram comunicados das demissões na tarde de anteontem, por meio de telegramas e pela rede interna de computadores da universidade.

Os manifestantes disseram que ficarão acampados na reitoria durante o final de semana. Querem recontratação de professores e explicações sobre as demissões.

"Só vamos desocupar a reitoria após a situação dos professores ser resolvida", disse o presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes) da Unimep, Eduardo de Paula.

A reitoria da Unimep informou que as demissões --todas sem justa causa-- ocorreram por conta de uma crise financeira. Afirmou que a universidade tem uma dívida de R$ 30 milhões e que a folha de pagamento consome 82% de sua receita mensal.

Sobre o aviso das demissões por telegramas e pela intranet, o reitor da Unimep, Davi Barros, disse que não havia outra maneira de comunicar todos os docentes. "Preferimos demitir os que têm maiores salários, mais tempo de casa e com um segundo emprego, para não ter um impacto social maior."

No início da noite de anteontem, estudantes bloquearam uma rodovia que passa em frente ao campus da Unimep em Piracicaba. O protesto só acabou após a chegada da PM.

A Unimep tem cerca de 13 mil alunos em seus três campus --Piracicaba, Santa Bárbara d'Oeste (SP) e Lins (SP) e tinha 629 docentes até ontem.

As aulas de sábado (9) e de segunda-feira foram canceladas pelos professores. A Unimep informou que o cronograma de aulas não será comprometido.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Unimep
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página